LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
METODOLOGIAS ATIVAS – A IMPORTÂNCIA DESSA FERRAMENTA NA IMPLANTAÇÃO DAS COMISSÕES DE ÉTICA DE ENFERMAGEM
Relatoria:
MIRIAM SANTOS DA SILVA LOPES
Autores:
  • Rosineide Maia da Silva Moreira
  • Keuven dos Santos Lima
  • Rosinete Lourenço Geronimo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A Resolução Cofen 563 de novembro de 2018 regulamenta a implantação e a funcionalidade das Comissões de Ética nas Instituições de Saúde. Usar a metodologia nos processos educativos durante as atividades realizadas pela Comissão de Ética visa facilitar a interação e o aprendizado entre os membros do grupo. Dentre as Metodologias, as ativas são processos de aprendizagem em que os integrantes dos grupos participam ativamente da elaboração do conhecimento passando a ser protagonista do conteúdo debatido. OBJETIVOS: Identificar a forma Metodológica que atendesse a expectativa quanto a sensibilização dos profissionais de enfermagem sobre a adesão ao processo eleitoral e a participação nas comissões de ética de enfermagem nas instituição de saúde. METODOLOGIA. Foram realizadas visitas in locu pela Comissão de Ética do COREN-AM dando suporte ao Responsável Técnico na implantação das Comissões e atividades educativas com os profissionais debatendo sobre o assunto. RESULTADOS: realizado visita em vinte e quatro Instituições Saúde no período de maio a dezembro de 2021. A metodologia ativa identificada pela Comissão de Ética do COREN Amazonas que obteve retorno foi a pautada no princípio problematização da realidade que faz parte das inspirações disruptiva. Os Profissionais questionaram que a falta de suporte para a execução das ações e ausência de incentivos principalmente o financeiro contribuem para a não adesão a Comissão de Ética de enfermagem como membro. CONCLUSÃO. Foi observado que durante as atividades a metodologia ativa que teve retorno quanto a interação durante a exposição dos assuntos foi baseado no princípio da problematização da realidade o qual coloca o emissor próximo a sua realidade e proporciona meios para que ele sugestione. Todavia verifica-se que a maiorias possuem mais de um vínculo empregatício o que contribui para a não adesão ao processo eleitoral. Desta forma após ser feito o diagnostico situacional o plano de trabalho foi ajustado a cada particularidade das Instituição de Saúde visitadas tendo como foco melhorar a qualidade do repasse de informações priorizando o empolderamento da classe Profissional.