LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
CADERNO DO IDOSO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA LEVE-DURA
Relatoria:
Glória Vanessa de Araujo Silva Sousa
Autores:
  • Jesus Alberto Isidio Rocha
  • Isaque Lopes Missias
  • Lívia Oliveira Camelo
  • Francisco Arlysson da Silva Verissimo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O enfermeiro, durante a assistência prestada, utiliza materiais educativos que são denominados tecnologia leve-dura. O caderno do idoso foi um material criado idealizando a problemática do aumento de transmissão de IST entre idosos, devido a desinformação, advinda da falta de capacitação dos profissionais de saúde, podendo ser um tema de difícil abordagem devido aos aspectos culturais, e a prática sexual insegura. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento de uma tecnologia leve-dura didática e de fácil aprendizagem para idosos. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido por quatro discentes do curso de enfermagem, em Abril de 2022, descrevendo a criação do material proposto pela disciplina de Saúde do Idoso. Resultados e Discussão: O material foi intitulado caderno do Idoso, onde possui atividades de colorir sobre a importância do uso de preservativos, informações sobre ISTs, fatores de risco, meios de transmissão, caça-palavras entre outras informações adquiridas de materiais do ministério da saúde, este caderno possui entorno de quinze páginas e através dele almeja-se, que esta ferramenta possa ajudar na disseminação de informações e que possa ser aplicada facilmente pelos profissionais da área da saúde. Considerações finais: Compreendeu-se ser de suma importância buscar maneiras de trabalhar temáticas que envolvam o idoso e sua sexualidade de forma mais abrangente possível, focando em suas potencialidades e fragilidades. Portanto a maioria das atividades criadas no caderno são de colorir, pois visou-se que alguns idosos poderiam ter um nível de escolaridade baixo e a aplicação se tornaria excludente. Concluindo-se que é imprescindível abordar tal temática, pois se mostrou de extrema relevância. Referências Bibliográficas: MARTINS, Mariana Cavalcante; AIRES, Julliana dos Santos; SAMPAIO, Antonia Ferreira Alves; FROTA, Mirna Albuquerque; XIMENES, Lorena Barbosa. Intervenção educativa utilizando álbum seriado sobre alimentos regionais: relato de experiência. Revista Rene, Fortaleza, v. 13, n. 4, p. 948-957, 2012.