Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
LEVANTAMENTO DE REQUISITOS DO APLICATIVO NIA PARA USO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Daniely Bianca Magalhães de Figueiredo Carvalho
Autores:
- Elielza Guerreiro Menezes
- Francisca Félix da Rocha
- Camila Lemos Guimarães
- Gabriela Pinheiro de Andrade
- Amanda Ossami Peres
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Durante a etapa de graduação em enfermagem, enfatiza-se que o aprimoramento do raciocínio clínico é de suma importância para realizar uma assistência eficaz e traz embasamento para a construção de um bom processo de enfermagem. Para instigar o discente, são utilizadas diferentes estratégias de ensino que despertam a curiosidade e interatividade, como por exemplo as ferramentas tecnológicas que dão suporte para realizar atividades com dispositivos inovadores e que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Essas estratégias foram muito visualizadas durante o período da pandemia, que trouxe diversos impactos na educação. Objetivos: definir os requisitos do aplicativo NIA para uso do raciocínio clínico na assistência de enfermagem, bem como identificar as dificuldades de desenvolvimento do raciocínio clínico pelos estudantes de graduação. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico de inovação tecnologica baseado no levantamento e definição dos requisitos funcionais e não funcionais de um aplicativo móvel para uso do raciocínio clínico na prática assistencial de enfermagem. Resultados: Para definição dos requisitos, foram selecionadas oito patologias vivenciadas durante a enfermagem clínica com a finalidade de realizar aproximação realística com o campo de prática. Cada caso foi dividido em quatro blocos na opção de NursePed: histórico, exames, fármacos e Sistematização da Assistência de Enfermagem e dois blocos na opção de Ferramentas: cálculo do IMC e baixar caso. Foram entrevistados 20 alunos do 6º periodo, no qual todos os alunos elencaram que a principal dificuldade na disciplina de clínica está relacionada ao desenvolvimento do raciocínio clínico e correlação com a fisiopatologia e exames. Conclusão: Este estudo permitiu realizar o levantamento de requisitos funcionais e não funcionais, bem como destacar as principais dificuldades dos discentes relacionados ao raciocínio clínico com a finalidade de auxiliar no processo de ensino de graduandos do curso de Enfermagem. Além disso, demonstrou-se as etapas de construção do aplicativo Nurse In Action (NIA) que irá proporcionar o aprimoramento do pensamento crítico na prática assistencial de enfermagem.