Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Relatoria:
Mylena da Silva Maia
Autores:
- Phaola Micaela Medeiros
- Tayná Martins de Medeiros
- Rosemary Pereira da Silva
- Jessica Dantas de Sá Tinôco
- Leandro Jordão Oliveira de Góes
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: O Processo de Enfermagem configura-se como um método científico para orientar e qualificar a assistência de enfermagem, estrutura-se através de cinco etapas que estão interligadas: investigação, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação. Entretanto, ainda é observado um déficit de conhecimento sobre o processo já mencionado, mesmo após enfermeiros referirem ter aprendido durante a graduação. Frente à isso, destaca-se as tecnologias educacionais como facilitadora no ensino do processo de enfermagem para assim melhorar a sistematização da assistência. Objetivos: Analisar as tecnologias educacionais desenvolvidas para o ensino do Processo de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura desenvolvida entre os meses de julho à agosto de 2019, a partir de cinco passos: identificação do problema, busca na literatura, avaliação dos dados, análise dos dados e apresentação. A busca foi realizada nas bases de dados MEDLINE, BDEnf, Lilacs, ERIC, PUBMED e SCOPUS com cruzamento dos seguintes descritores: tecnologia educacional; educação em enfermagem e processo de enfermagem, conectados pelo operador boleano AND. Como critérios de inclusão, destaca-se artigos completos e disponíveis gratuitamente nos idiomas inglês, português ou espanhol nos últimos dez anos (2009 – 2019). Foram excluídos editoriais, cartas ao editor, opiniões de especialistas e outras revisões. Após aplicação do cruzamento e teste de relevância, foram selecionados 24 estudos. Resultados: Com base nos artigos selecionados, verifica-se a presença do ambiente virtual da aprendizagem, telecomunicação, hipermídia, objetos da aprendizagem, gamificação, simulação clínica, softwares, videografias, clickers, jogos de cartas e multimídia. No entanto, a tecnologia educacional que prevaleceu foi o ambiente virtual da aprendizagem e a etapa do processo de enfermagem mais evidenciada foi a coleta de dados. Em grande maioria, os estudos foram desenvolvidos no Brasil, o que demonstra a evolução tecnológica no ensino da enfermagem brasileira. Conclusão: Observou-se após uma análise minuciosa, uma série de tecnologias que apoiam o ensino do processo de enfermagem de forma que fogem do padrão tradicional do ensino vertical. Trabalhar com tecnologias educacionais na enfermagem é proporcionar uma maior qualificação profissional e consequentemente melhorias na qualidade assistencial.