LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ATIVIDADE DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Relatoria:
Fernanda Gomes da Silva
Autores:
  • Sabrina Gomes da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O Ensino Remoto Emergencial é uma nova modalidade de educação que surge no contexto pandêmico e se configura como uma mudança desafiadora para os alunos, mas principalmente para os professores que precisam agora, refazer e adaptar toda sua prática docente para um novo modelo de ensino. Nesse contexto, este estudo tem como questão norteadora: Quais as mudanças necessárias na atividade docente em tempos de pandemia? Teve por objetivo descrever as dificuldades e potencialidades apresentadas pelos professores, no que tange ao Ensino Remoto Emergencial, no contexto da pandemia da COVID-19. Esse estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de literatura com leitura reflexiva. A pesquisa foi realizada nas bases LILACS e SCIELO, teve como critérios de inclusão os artigos disponíveis na íntegra escritos em português e inglês. Já como critérios de exclusão as publicações do tipo: revisão, trabalho de conclusão de curso, dissertação, tese, editoriais e notas ao editor. O corpus do estudo foi composto por 08 artigos. A maior parte dos estudos traz a perspectiva e visão de docentes sobre a temática, desde o momento de inicialização do uso de ERE, no começo do período pandêmico, até suas repercussões para os envolvidos. Todos eles apresentam e discutem seus achados a partir de eixos de debates que podem ser divididos em: Conceituação de Ensino Remoto Emergencial, Repercussões para as Instituições de Ensino e Repercussões para os Docentes.