Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA MELHORA DO CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE QUEDAS
Relatoria:
Thamires Sales Macêdo
Autores:
- João Victor Ferreira Sampaio
- Francisco Marcelo Leandro Cavalcante
- Dariane Veríssimo de Araujo
- Lívia Moreira Barros
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: as quedas intra-hospitalares constituem um problema de alta prevalência e se caracterizam como indicador de qualidade no cuidado em saúde e na segurança do paciente. Diante dessa problemática, a utilização de tecnologias educacionais se inserem como estratégia importante de educação em saúde e capacitação profissional por favorecer melhorias na assistência de enfermagem direcionada ao paciente hospitalizado. Objetivo: relatar a experiência do uso de tecnologia educacional para prevenção de quedas no ambiente hospitalar na capacitação da equipe de enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado na Unidade de Terapia Intensiva de hospital terciário na região norte do Estado do Ceará. Participaram profissionais de duas equipes, sendo 10 técnicos de enfermagem e duas enfermeiras, em junho de 2022, com duração de 20 minutos em cada equipe. Para realização da atividade educativa foi utilizada o álbum seriado: “Cuidado para não cair”, a intervenção foi realizada com cada equipe, iniciado com perguntas disparadoras, como: “o que são quedas?” ou “como elas acontecem?”, em seguida foi apresentada e discutida a tecnologia. Resultados: a intervenção realizada em ambiente de terapia intensiva, mostrou a fragilidade da existência de protocolos voltados para a prevenção de quedas e no conhecimento de medidas para realização de intervenções. Após a atividade educativa os profissionais mostraram melhora no conhecimento voltado para a prevenção de quedas em ambiente de terapia intensiva. Conclusão: a intervenção mostrou-se fundamental na capacitação da equipe de enfermagem sobre as quedas e estratégias preventivas. Demonstra-se, portanto, que a educação permanente dos profissionais de enfermagem é uma estratégia crucial para a prevenção desses incidentes e melhora da segurança do paciente no âmbito hospitalar.