Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Estágio docente no mestrado: um relato de experiência durante o ensino remoto emergencial
Relatoria:
Herica Silva Dutra
Autores:
- Camila Silva Torres Militão
- Natalia Ana de Carvalho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Mestrado Acadêmico em Enfermagem propicia o aprofundamento da compreensão de aspectos do universo da pesquisa científica, bem como dos métodos de ensino aprendizagem, auxiliando na formação de mestres com excelência. Objetivo: Relatar a experiência sobre o desenvolvimento do estágio docente em um curso de mestrado durante o ensino remoto emergencial. Metodologia: Trata-se de uma abordagem descritiva, do tipo relato de experiência, realizada durante o estágio docente de um Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem de uma universidade pública. As atividades teóricas foram realizadas na disciplina "Introdução à Enfermagem", entre janeiro e maio de 2022, por meio da plataforma moodle. Resultados: A disciplina foi desenvolvida no formato de ensino remoto emergencial, em decorrência do contexto da pandemia do Covid-19. Durante este período foi possível aprender com as diversas atividades vivenciadas junto as docentes. Deste modo, cabe destacar a vivência de uma visita virtual ao Museu Anna Nery da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no qual a disciplina proporcionou a oportunidade dos discentes de conhecerem detalhadamente aspectos da história da Enfermagem Moderna no Brasil. Além disso, foi desenvolvido aulas teóricas de modo assíncrono e síncrono, sendo possível orientar a prática de monitores, a realização de avaliações por meio de formulários online e fórum de discussão, bem como desenvolvimento de um seminário sobre as especialidades da enfermagem apresentados pelos alunos por meio das ferramentas da plataforma. Conclusão: Neste contexto desafiador, o estágio docente possibilitou desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício da docência, sendo possível o aprimoramento em relação ao domínio de recursos metodológicos dentro de um ambiente virtual, promovendo a qualidade do processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto emergencial.