Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A ESCOLA COMO ESPAÇO PARA O DIÁLOGO E DE PRÁTICAS EM PRIMEIROS SOCORROS
Relatoria:
ADRIANO LIMA DE ANDRADE
Autores:
- FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O diálogo sobre primeiros socorros na escola permite que o acadêmico de enfermagem fortaleça o seu conhecimento teórico e aplique ações simuladas e práticas monitoradas, tornando seu aprendizado mais eficaz e concreto. Desta forma, a escola é um espaço amplo e adequado para ensinar e transmitir conhecimento qualificado. Neste contexto, este resumo tem como objetivo relatar as atividades de primeiros socorros realizadas no espaço escolar como fortalecimento da prática no ensino de enfermagem. Para tanto, a metodologia usada foi um relato de experiência das oficinas realizadas por um acadêmico do curso de enfermagem, supervisionado por docentes do curso de enfermagem de uma instituição privada, que ocorreram em escolas no município de Fortaleza durante os meses de janeiro a dezembro do ano 2021 e em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Neste período, foram realizadas quatro oficinas com temas relacionados ao atendimento de primeiros socorros com momentos de diálogos entre o acadêmico e os alunos. Foram feitas abordagem sobre engasgo, queimadura, reanimação cardiopulmonar e convulsão, sendo tais assuntos relacionados com a teoria e a prática. Destaca-se que as oficinas foram realizadas com bonecos e algumas simulações realísticas. Assim sendo, pode-se perceber que os alunos demostraram bastante interessados e curiosos, colaborando com as oficinas, interagindo e questionando. Portanto, estas ações são positivas, pois o compartilhamento das informações permite que os alunos conheçam mecanismos simples em primeiros socorros, tornam-se multiplicadores em casa e na própria escola e para o acadêmico que discutiu no espaço escolar estes assuntos permitiu explorar seu conhecimento e fortalecer sua prática.