Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA A PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Williane Pereira Silva
Autores:
- Yterfania Soares Feitosa
- Larissa Rayane Alencar do Espírito Santo Araújo
- Amanda Ayara de Souza Marques
- Leilany Dantas Varela
- Natalia Pereira Cordeiro
- Nara Ferreira dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As lesões por pressão (LP) são definidas como lesões localizadas na pele e/ou tecido subjacente, que são localizadas principalmente sobre proeminência óssea e em partes moles, podendo ser superficiais ou profundas, de etiologia isquêmica, secundárias a um aumento de pressão externa. As LP’s frequentemente estão associadas ao tempo de restrição do paciente ao leito associado a outros fatores como nutrição, perfusão, comorbidades, microclimas e demais condições de saúde. Dessa forma, pacientes oncológicos podem, a depender da gravidade clínica, permanecer restritos ao leito, apresentar nutrição inadequada, hidratação da pele alterada e demais fatores que podem favorecer as LP’s. Dados de 2020, apontam que entre os Eventos Adversos notificados, as LP’s ocupam o segundo lugar com quase 30 mil casos. Nesse sentido, promover metodologias ativas para diminuir a incidência de Lesão por Pressão nos Serviços de Saúde se configura como importante meio de prevenção. OBJETIVO: Relatar a experiência do uso de metodologias ativas por meio de checklist e simulação realística para a prevenção de lesão por pressão em pacientes hospitalizados. MÉTODO: Consiste em relato de experiência em prática assistida, no qual se buscou simular uma situação realística de duas pacientes que LP em estágio 3 e 4 e colostomia em cólon descendente. Foi construído um cenário hospitalar, assim como as feridas com maquiagem realística, na qual foram utilizados artigos hospitalares e materiais escolares para a confecção das feridas e estomia intestinal. RESULTADOS: A prática assistida, contou com a construção de checklist que continham os seguintes direcionamentos: protocolo, comportamental e de segurança do paciente, que contribuiu para o direcionamento da discussão do caso e capacitação de todos envolvidos, no tocante ao manejo de pacientes oncológicos com lesões complexas e estomias. Nesse momento foi trabalhado as competências de Conhecimento, Habilidade e Atitudinal desde a abordagem ao paciente, até a conduta prescrita pelos profissionais proporcionando raciocínio clínico e crítico diante da situação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As metodologias ativas possibilitam vivência prática e realística de situações vivenciadas no dia a dia, pelos profissionais, nos serviços de saúde. Fazer uso destas, promovem integração do conhecimento científico colocado em prática e fomenta competências e habilidades necessárias para atuação profissional e bem-estar dos pacientes.