LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
OSCE na Saúde Sexual e Reprodutiva: Um relato de experiência sob a ótica dos discentes
Relatoria:
Renata de Holanda Sousa
Autores:
  • Gleyciane Rebouças de Souza
  • Juliana Damasceno Silva
  • Tatiane da Silva Coelho
  • Ana Kelve de Castro Damasceno5
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Às metodologias de ensino-aprendizagem tradicionais são muito aplicadas na formação dos profissionais da saúde. Porém, é observado o despreparo dos profissionais para atuarem na assistência, devido à discrepância entre formação e realidade profissional. Diante disso, nota-se tentativas de adotar metodologias ativas, fazendo com que os profissionais cheguem à prática clínica cada vez mais próximos da realidade. Criado desde a década de 1970, o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), tornou- se um método avaliativo muito utilizado na saúde, pois consiste em um exame que avalia habilidades clínicas e competências, baseados no desempenho de uma forma confiável e válida. OBJETIVO: Relatar a experiência na participação no Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) por parte dos discentes da disciplina de Saúde Sexual e Reprodutiva. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, que descreve a prática dos alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará, na disciplina de Saúde Sexual e Reprodutiva. O foco das atividades realizadas no OSCE foi a imersão dos alunos nas estações de simulação realística de casos clínicos envolvendo saúde da mulher. RESULTADOS: O OSCE foi organizado em 4 estações: assistência ginecológica, pré-natal, parto e puerpério. Cada estação continha cenários simulados, semelhantes para todos os candidatos; pacientes simulados, listas de verificação e examinadores qualificados. Cada aluno tinha o total de 10 minutos para ler o caso clínico e aplicar as condutas necessárias, após o tempo decorrido os examinadores realizaram um feedback para o discente, enfatizando pontos positivos e pontuando, de forma construtiva, os erros cometidos. Em seguida, o aluno se encaminhava para a próxima estação, até ter finalizado as 4 estações disponíveis. CONCLUSÃO: Constata-se que o OSCE é uma ferramenta de aprendizado eficiente por proporcionar aos alunos uma metodologia de ensino mais ativa, onde o raciocínio clínico e tomada de decisão são ativamente praticados. Além disso, a imersão em cenário de simulação realística prepara os alunos desde a graduação para o enfrentamento de cenários reais, que pertencerão ao seu cotidiano de trabalho. Destaca-se também a relevância da inserção de novas metodologias de ensino e aprendizado na graduação, que são eficazes no processo de capacitação.