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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ATIVIDADE EDUCATIVA COM CRIANÇAS NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Cristina Oliveira Barreto
Autores:
  • Jean Jeyfison de Sousa Mendonça
  • Elka Fernanda Paulino Martins
  • Ricardo Alexsandro Falcão de Oliveira
  • Fabíola Maria Pitombeira de Morais
  • Ana Cláudia Moreira Santana
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Atenção Primária à Saúde (APS) é um campo privilegiado para as práticas educativas, essas atividades contribuem para tornar os usuários mais ativos e com maior autonomia. Quando elas são executadas por uma equipe multiprofissional elas incluem mais diversidade de saber e são mais dinâmicas para os usuários (DIAS; LOPES, 2013). Dessa maneira, incluir a APS na formação dos estudantes possibilitam formar profissionais mais capacitados para atuar na promoção, proteção e recuperação da saúde (BELÉM et al., 2018). OBJETIVOS: Descrever atividade educativa desenvolvida por estagiários do técnico de enfermagem com crianças na APS. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido pelos orientadores de estágio e estagiários do técnico de enfermagem, durante o estágio curricular, no período de novembro de 2021, com a temática de higiene corporal, no Município de Russas, Ceará, sendo realizada na APS com crianças do território, profissionais de saúde, estagiários e orientadores de estágio. As impressões da atividade foram coletadas através de três momentos: planejamento da atividade educativa, realização da oficina educativa e fechamento da atividade educativa, essas etapas foram feitas pelos estagiários apoiadas pelos orientadores. A coleta de dados ocorreu através de observação participativa. RESULTADOS: No primeiro momento, houve planejamento da intervenção. Os estagiários e orientadores junto com os profissionais da APS delimitaram o tipo de atividade e o público-alvo. A demanda solicitada pela equipe foi uma ação voltada para crianças de 2 a 10 anos sobre higiene corporal e bucal. O segundo momento caracterizou-se pela sua realização. O objetivo da atividade era comunicar as crianças sobre higiene corporal, para isso, os estagiários realizaram uma apresentação de teatro sobre higiene corporal com danças e músicas infantis. Depois ocorreu uma atividade com odontologista da equipe de saúde sobre saúde bucal. O terceiro momento caracterizou-se pelo fechamento da atividade. Esse momento foi realizado em uma reunião de equipe onde foi discutido as vivências e potencialidades dessa atividade. CONCLUSÃO: A inclusão de profissionais de outras áreas e técnicos de enfermagem em formação possibilita uma troca e dinamiza as ações de educação em saúde, realizar atividades educativas é importante para a formação dos profissionais de enfermagem tendo em vista que elas contribuem para uma formação mais completa.