Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO E BACHAREL EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Isla Mayara Lúcio de Araújo
Autores:
- Dulcian Medeiros de Azevedo
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Programa Institucional de Monitoria (PIM) visa fortalecer o processo formativo de discentes dos cursos de graduação através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, podendo vir a contribuir na socialização de conhecimento entre discentes e docentes e auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao campo da docência, além daquelas relacionadas à interpessoalidade, inerentes à atenção em enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência de discente de enfermagem acerca de atividades como monitor no PIM. Metodologia: Experiência vivenciada por discente de graduação em licenciatura e bacharelado em enfermagem, da Universidade do Estado do Rio do Grande Norte, Campus Caicó-RN, durante monitoria na disciplina obrigatória “Processo de Investigação em Enfermagem”, no período de julho a outubro de 2021 (semestre letivo remoto 2021.1). Resultados: As atividades de monitoria iniciaram com uma reunião entre monitora e docente para elaboração do planejamento do cronograma semestral da disciplina, objetivando manter e/ou ressignificar conteúdos e experiências já vividos, na oferta anterior da disciplina. Com o início e desenvolvimento das aulas, foram facilitados pelo monitor atividades de interação em plataformas on-line e materiais educativos, como slides e resumos. Houve também, participação em algumas aulas a fim de auxiliar o docente em atividades e conhecer melhor o desenvolvimento coletivo da turma, assistência aos discentes através de encontros assíncronos para retirada de dúvidas através da Plataforma Meet e participação na última aula da disciplina, onde a monitora auxiliou em jogo interativo e na avaliação geral do componente, permitindo distração e interação entre todos os envolvidos. Todas atividades executadas objetivaram a sociabilização de conhecimentos, auxílio aos discentes e docente, e suas execuções exigiram comprometimento e criatividade, o que propiciou o desenvolvimento e aprimoramento de muitas habilidades nesse processo. Conclusão: A monitoria vivenciada permitiu o desenvolvimento de competências pessoais e acadêmicas, relacionadas à docência inerentes à licenciatura e ao relacionamento interpessoal que é essencial na atenção em enfermagem, além de formação de vínculos com outros discentes do curso e incentivo ao processo ensino-aprendizagem.