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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
A influência da tecnologia no ensino da enfermagem
Relatoria:
Thauane Andrade dos Anjos
Autores:
  • Adriele da Silva Amaral
  • David Bueno dos Santos da Silva
  • Larissa Cerqueira da Silva
  • Talita de Jesus Fagundes
  • Mariana Nascimento Freire
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A tecnologia apresenta grande importância no âmbito da enfermagem, por tornar possível a captação de um maior número de informações, sendo comprovado ainda que, a informatização pode potencializar tanto a assistência voltada para o cuidado, como a gestão de processos e alcance de resultados (ÉVORA et al., 2000). Os pressupostos de uma educação prática, como citado por Gomes Lima et al.(2017), está no meio em que o ensino ocorre, ou seja, por mais que frequentemente os momentos teóricos sejam necessários, a experimentação em campo, a testagem dos modelos e inferências sobre o cotidiano devem acontecer, com base em recorrências dos diversos conteúdos assimilados e construídos durante a realização do curso. Acrescentam-se, também, os pressupostos da enfermagem moderna que usufrui do embasamento prático por representar a necessidade de seus estudantes construírem uma aprendizagem significativa. Objetivo: Analisar a influência das tecnologias no ensino e na atuação dos profissionais de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa que consiste na análise de pesquisas relevantes que dão suporte à tomada de decisão (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008). Os critérios de inclusão aplicados foram: artigos originais completos disponíveis na íntegra, publicados em língua portuguesa, nos últimos 5 anos. Sendo empregados como critérios de exclusão, estudos de revisão de literatura, teses e dissertações, estudos que não englobam a temática escolhida e que se repetem nas bases de dados. Resultados: Diante da análise das publicações, é notório que ao longo dos anos com o avanço das tecnologias, o seu uso se tornou ainda mais relevante durante a formação acadêmica dos estudantes de enfermagem, bem como para os profissionais atuantes. Assim, ficou claro que as principais formas de uso dessas tecnologias são durante as aulas tornando-as mais lúdicas, na utilização de manequim e protótipos em aulas de semiologia e semiotécnica, associando a teoria de exames físicos, ausculta e percussão. Assim como para os estudantes, as tecnologias se tornam essenciais para os profissionais, se tornando ainda mais comum seu uso durante a pandemia, para treinamentos, educação em saúde e até mesmo durante a assistência. Conclusão: Os usos dessas tecnologias agregam de forma significativa durante a formação e aos profissionais de saúde assistenciais, devido a alcançarem resultados positivos no âmbito assistencial e gerencial.