Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
PERCEPÇÃO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM SOBRE A ORGANIZAÇÃO DE UM MINICURSO TEÓRICO-PRÁTICO.
Relatoria:
Catarina Cristina Fraga da Silva
Autores:
- Isadora do Nascimento Ribeiro
- Fabíola Cardoso da Mota
- Maria Clara Costa Figueiredo
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O exame físico é um instrumento do processo de enfermagem que permite aos profissionais realizarem um cuidado de forma sistematizada, com uma visão holística e com embasamento científico. Todavia, muitos profissionais ainda possuem dificuldades na aplicação do exame físico de forma adequada e eficiente. Dessa forma, a realização de minicursos nos âmbitos universitários sobre a temática, são essenciais para reforçar a aprendizagem e ampliar os conhecimentos, além de ser uma forma de integração e compartilhamento de experiências entre os discentes. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicas sobre a organização e aplicação de um minicurso teórico-prático sobre exame físico. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, de acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, durante os meses de abril, maio e junho de 2022 na disciplina de estágio de ensino em enfermagem. Resultados: As discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará vivenciaram, na prática, os modelos pedagógicos usados no campo da saúde para melhorar e ampliar o conhecimento dos acadêmicos de diversas instituições de curso superior que se propuseram a se inscrever no curso teórico e prático de Exame Físico. Todo processo de criação do minicurso foi bastante complexo e assertivo, onde as alunas, por meio das Metodologias ativas de ensino e com o uso de recurso tecnológico fizeram uma abordagem centrada em qual conteúdo os inscritos queriam mais ênfase. Durante a aplicação do minicurso teórico e prático foi discorrido sobre a maneira correta de realizar o exame físico (Céfalo-caudal), dando atenção a sequência e aplicação das propedêuticas que divergem ou não são usuais em algumas regiões do corpo. O curso foi bastante elogiado e aceito pelos ouvintes, uma vez que suas dúvidas foram sanadas pelos realizadores do evento. Conclusão: Conclui-se que o minicurso foi de suma importância na formação dos discentes que o ministraram e que participaram dele, agregando conhecimento a ambos os grupos e fortalecendo o pensamento crítico sobre a importância da conduta correta na realização do exame físico.