Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ENSINO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO COM FOCO NAS TEORIAS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANTONIO WERBERT SILVA DA COSTA
Autores:
- ANTONIELDO ARAÚJO DE FREITAS
- AMANDA PEREIRA DE AZEVEDO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
As teorias de enfermagem são essenciais para a prática da enfermagem em seus diversos campos de atuação. Na graduação, a teoria deve ser relacionada em todas as disciplinas, não diferindo da enfermagem do trabalho em que o meio ocupacional deve ser observado e modificado visando os cuidados desenvolvidos pelas evidências da enfermagem. O estudo tem como objetivo relatar a experiência do ensino de enfermagem do trabalho na graduação com enfoque nas teorias de enfermagem. Trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido durante a disciplina de “Enfermagem do Trabalho” em um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública localizada no Maranhão, no primeiro semestre do ano de 2022. Foi abordado na disciplina os riscos ocupacionais e houve o incentivo à pesquisa de teorias de enfermagem em grupos, independentemente de seu alcance. Após o momento introdutório foi proposto aos alunos a escolha de um ambiente de trabalho e profissão. Posteriormente, incentivou-se a construção de um mapa de riscos e a associação de uma teoria de enfermagem à assistência à saúde daquele trabalhador, visando os seus aspectos individuais, ambientais e sociais. Os alunos demonstraram, por meio de feedback e ao final da disciplina, a absorção de conhecimentos necessários quanto ao trabalho teórico na saúde ocupacional e sua associação aos diversos momentos do cotidiano das pessoas, como também relataram a necessidade da utilização dessas teorias para o futuro de suas vidas como enfermeiros. O ensino da enfermagem do trabalho a partir do uso das teorias, proporcionou uma experiência exitosa para o professor e discentes, permitindo a absorção adequada do conteúdo e compreensão da necessidade de utilização do embasamento teórico da profissão para a atuação do enfermeiro. Logo, urge a necessidade de incorporação de teorias na prática docente de enfermagem, a fim de torná-las mais próxima da realidade laboral do enfermeiro.