Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ATIVIDADE EDUCATIVA COM ADOLESCENTES NA FORMAÇÃO DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Cristina Oliveira Barreto
Autores:
- Jean Jeyfison de Sousa Mendonça
- Elka Fernanda Paulino Martins
- Silvana Carla Amorim de Menezes
- Fabíola Maria Pitombeira de Morais
- Ana Cláudia Moreira Santana
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A inclusão da Atenção Primária à Saúde (APS) na formação da enfermagem busca romper com um modelo biomédico, fragmentado e hospitalocêntrico e introduzir para os estudantes novas visões de saúde nos diferentes cenários da prática profissional na qual os espaços e contextos de aprendizagem possibilitam formar profissionais para atuar na promoção, proteção e recuperação da saúde (BELÉM et al., 2018). OBJETIVOS: Descrever atividade educativa na APS desenvolvida por estagiários do técnico de enfermagem. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido pelos orientadores de estágio e estagiários do técnico de enfermagem, durante o estágio curricular, no período de junho de 2022, com o intuito de comunicar a prevenção do uso de drogas com adolescentes. A atividade educativa foi planejada para ser executada com adolescentes de uma escola pública do Município de Russas, Ceará, sendo parte do território da APS que os estagiários estavam lotados. As impressões da atividade foram coletadas através de três momentos: planejamento da atividade educativa, realização da atividade educativa e fechamento da atividade educativa, essas etapas foram feitas pelos estagiários apoiadas pelos orientadores. A coleta de dados ocorreu através de observação participativa. RESULTADOS: Inicialmente, houve planejamento da intervenção. Os estagiários e orientadores delimitaram o tipo de atividade e o público-alvo. Devido a escolha dos adolescentes optou-se por dinamizar as atividades escolhendo manter a interatividade e o diálogo aberto com os participantes para isso foi escolhido alguns jogos. O segundo momento caracterizou-se pela sua realização. O objetivo da atividade era conversar abertamente sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, em especial do cigarro eletrônico, para isso, foi planejado realizar um jogo onde os participantes em conjunto discutiam alguns mitos e verdades sobre drogas e uma espécie de cruzadinha para revisar a discussão proposta na primeira atividade. O terceiro momento caracterizou-se pelo fechamento da atividade. Dessa maneira, os adolescentes verbalizaram que gostaram da atividade. CONCLUSÃO: A execução de atividades educativas é importante para a formação dos profissionais de enfermagem tendo em vista que elas contribuem para a comunicação e interação dos estudantes com seus clientes, além de gerar no estudante noções sobre educação em saúde, como, por exemplo, pensar em atividades que comuniquem com o público-alvo.