Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CAPACITAÇÃO DE PRÁTICAS EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR
Relatoria:
Brunna Laryssa Barroso de Sousa Francelino
Autores:
- Jessyca Elaine Chagas Barbosa
- Maria Dominick Alves Gama
- Jéssica Menezes Gomes
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O frequente registro de emergências no ambiente escolar revela a necessidade de orientações quanto aos primeiros socorros nas escolas. A capacitação em noções básicas de primeiros socorros para funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados é obrigatória no Brasil desde 2018. O profissional de enfermagem deve utilizar a educação em saúde como estratégia para potencializar o cuidado e atingir demandas intersetoriais. Objetivo: Relatar a realização de oficinas de capacitação para profissionais de apoio à educação acerca dos cuidados de urgência e emergência no ambiente escolar. Metodologia: Relato de Experiência acerca de uma capacitação para profissionais do quadro de apoio à educação de Maranguape-CE no ano de 2022. Resultados: Em uma ação conjunta das secretarias de educação e saúde do município, realizou-se uma palestra, em junho de 2022, para cerca de 100 profissionais de apoio à educação que prestam serviço às crianças em idade escolar com deficiência física e/ou intelectual. Abordou-se o tema de primeiros socorros em situações de obstrução de vias aéreas por corpo estranho, desmaio, convulsão e outras emergências. Foram realizadas estratégias de simulações para avaliação inicial ao escolar vitimizado e atuação na emergência apresentada. Estas foram avaliadas com êxito pelos participantes, tanto com perguntas pertinentes ao assunto quanto com exposição de relatos pessoais. Conclusão: A instrução adequada para agir em situações de emergência se faz necessária como importante ferramenta na prevenção de agravos, uma vez que o profissional precisa ter agilidade na tomada de decisão enquanto espera o atendimento médico especializado. Embora a capacitação tenha sido limitada, foi possível oferecer conhecimento em primeiros socorros para os participantes, garantindo a formação de profissionais que possam rapidamente ofertar um atendimento inicial em situações de emergência.