Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM GINECOLOGIA NA ALTA COMPLEXIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM SERVIÇO ESPECIALIZADO
Relatoria:
Ayrlla Vytória Pereira
Autores:
- Eliene Guilherme Mendonça
- Isabelle Vitória de Ataíde da Rocha
- Yaritsa Milena Martins Barbosa
- Francisca Marta de Lima Costa Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: De acordo com o Ministério da Saúde, a alta complexidade ambulatorial, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), pode ser definida como um conjunto de procedimentos que envolve alta tecnologia e alto custo, cujo objetivo é proporcionar à população acesso a serviços qualificados. Nesse sentido, se faz de grande relevância a vivência de acadêmicos da área da saúde nesse cenário, através dos Estágios Curriculares. Na formação profissional de graduandos do curso de enfermagem, os estágios curriculares assumem papel central, pois possibilitam a inserção dos estudantes na realidade de saúde do SUS, perpassando os muros da academia. Objetivos: Relatar a experiência de discentes do curso de enfermagem vivenciada em um campo de estágio da disciplina de Alta Complexidade, desenvolvido em uma maternidade localizada na capital do estado do Rio Grande do Norte. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência construído a partir da vivência experienciada no setor de ginecologia de uma Maternidade Escola, localizada na cidade de Natal/RN, campo de estágio da disciplina de Atenção à Saúde na Alta Complexidade. Foram realizados três dias de práticas, nos quais as alunas prestaram assistência de enfermagem às pacientes internadas, buscando compreender o processo saúde-doença dessas mulheres. Ao término, montaram e apresentaram um caso clínico escolhido com base nas condições de saúde visualizadas. Resultados e conclusão: A discussão de casos compreende uma metodologia acessível e bastante significativa na área da saúde, pois estimula o raciocínio clínico, além de contribuir para a consolidação da aprendizagem e possibilitar a partilha de saberes entre discentes. A elaboração, por sua vez, com base nas condições de saúde das pacientes assistidas durante as práticas, possibilitou às discentes o resgate do histórico de saúde da cliente alvo, permitindo relacionar, através de um pensamento clínico-científico, o processo saúde-doença com as condições às quais essa mulher estava submetida, reforçando a prática da Sistematização da Assistência em Enfermagem, método privativo do enfermeiro, capacitando os alunos para o exercício da sua profissão embasado em métodos científicos. O estágio em ginecologia na Alta Complexidade proporcionou relacionar teoria com a prática, integrar conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como aperfeiçoar conhecimentos pré-existentes, desenvolvendo pensamento crítico acerca dos cuidados prestados.