LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
VIVÊNCIA DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM EM CURSO DE FÉRIAS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Luana Nogueira Lopes
Autores:
  • Beatriz Gomes de Freitas
  • Ana Júlia Benicio da Silva
  • Rafaela Amaro Januário
  • Ana Clara de Sousa Cavalcanti
  • Arieli Rodrigues Nóbrega Videres
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Na formação acadêmica, são ofertadas aos graduandos em Enfermagem várias disciplinas curriculares teórico-práticas como forma de capacita-los para sua futura atuação profissional. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de participar de atividades extra-curriculares para complementar e proporcionar novas experiências referentes a profissão. O curso de férias foi proposto como uma dessas atividades de extensão que visa ampliar e consolidar os conhecimentos dos estudantes nos cenários de prática e prepará-los para os desafios do mundo do trabalho de forma qualificada. OBJETIVO: Relatar sobre a vivência de graduandos de Enfermagem em curso de férias no setor de clínica médica de um hospital universitário. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no mês de abril de 2022, período de férias dos estudantes, em um hospital universitário do sertão paraibano. Os alunos foram classificados e divididos nos diversos setores por meio de uma seleção e participaram das atividades e rotinas referentes a Enfermagem, sob precepção dos enfermeiros locais. RESULTADOS: A vivência dos graduandos no curso de férias possibilitou aprendizados e experiências essenciais para a formação e futura atuação profissional destes, ao passo que, por meio da troca de conhecimento, observação e realização de procedimentos e responsabilidades inerentes a Enfermagem, os estudantes colocaram em prática o que viram na universidade e adquiriram novas habilidades com a realização dos procedimentos da assistência propriamente ditos e das questões administrativas, gerenciais, educativas, preventivas, paliativas, de reabilitação, dentre outras, além de contribuir com a equipe e a instituição com a oferta de atendimento de qualidade à população. CONCLUSÃO: Conclui-se que momentos como esses são essenciais para os graduandos e deveria ser ofertadas atividades extracurriculares para todos os estudantes, já que apenas com a carga horária das disciplinas curriculares as vezes não é possível participar de tantas atividades como o curso de férias, por exemplo, possibilitou. Assim sendo, vivenciar e atuar na rotina de Enfermagem em um hospital forma profissionais mais experientes por facilitar a compreensão dos conhecimentos adquiridos na universidade, reafirmando a idéia de Paulo Freire quando menciona que "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".