Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CIÊNCIA DA SAÚDE: FORMAÇÃO LATO SENSU
Relatoria:
Daniele Soares Carlin
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Tese
Resumo:
Introdução: No Brasil, a Educação à Distância se desenvolveu interdisciplinarmente com a troca de conhecimentos científicos. Com o avanço tecnológico mais rápido, a inclusão de universidades corporativas, universidades abertas à distância, inclusão digital e as novas metodologias de ensino, tornam a disseminação do conhecimento cada vez mais acessível. Objetivo: Identificar o papel das metodologias de ensino utilizadas em cursos lato sensu em Educação a Distância nas Ciências da Saúde. Método: Pesquisa qualitativa descritiva. Sujeitos da pesquisa: professores/coordenadores de cursos lato sensu nas áreas da saúde em Educação a Distância. Foram utilizados formulário sobre ferramentas e metodologias de ensino e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo sob os conceitos da teoria sócio-interacionista de Vygotsky. Resultados: Os dados levantaram as ferramentas utilizadas nas plataformas de ensino. A análise das entrevistas resultou em quatro categorias. Esses dados mostraram as dificuldades, experiências e expectativas dos professores/coordenadores. Conclusão: A Educação a Distância proporciona expansão e aprofundamento de conhecimento. Existe preocupação quanto a qualidade do ensino, direcionada a necessidade de adequação das metodologias aplicadas ao uso das diferentes ferramentas. A Educação a Distância proporciona ampliação ao acesso à qualificação profissional, consequentemente melhorando a assistência de saúde à população.