Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Desnutrição Infantil em Criancas de 0 a 5 anos: Atuação do Enfermeiro da Atenção Básica
Relatoria:
Ana Alice da Silva
Autores:
- CAIO BRUCE BARROSO VIEIRA
- CARLIENE DE OLIVEIRA FERREIRA
- PAMELA CAMPELO PAIVA
- YANDARA ALICE XIMENES BUENO DE CARVALHO
- JOSÉ IRAN OLIVEIRA DAS CHAGAS JÚNIOR
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
DESNUTRIÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS DE 0 A 05 ANOS: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DA ATENÇÃO BÁSICA
ANA ALICE DA SILVA, CARLIENE DE OLIVEIRA FERREIRA, CAIO BRUCE BARROSO VIEIRA, YANDARA ALICE XIMENES BUENO DE CARVALHO, JOSÉ IRAN OLIVEIRA DAS CHAGAS JÚNIOR, PAMELA CAMPELO PAIVA
INTRODUÇÃO
A desnutrição infantil em crianças menores de cinco anos de idade pode acarretar uma série de consequências irreversíveis no crescimento e desenvolvimento ao longo da vida. Apesar do abundante conhecimento cientifico sobre a importância da nutrição adequada na primeira infância, ainda é um desafio comum em países em desenvolvimento a aplicação de forma integrada entre as áreas da saúde o conhecimento cientifico já produzido.
objetivos
Analisar a atuação do enfermeiro da atenção primária à saúde quanto a controle nutricional em crianças menores de cinco anos.
Métodos
Para realização deste estudo foi adotado o modelo de Revisão integrativa da literatura, sendo eleitas as bases de dados: LILACS, SCIELO e BVS, utilizando os descritores “Desnutrição Infantil", “Cuidados de Enfermagem”, “Prevenção primária” e “Atenção Primária a Saúde”. Após passarem pelos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 artigos apropriados que respondiam a pergunta norteadora da pesquisa.
Resultados
Dentre as soluções inerentes a enfermagem apontadas para redução e/ou extirpação da desnutrição infantil na literatura estão: A assistência de enfermagem bem elaborada, atuação ativa e liderança da equipe interdisciplinar, intensificação do pré-natal e puericultura e plano de ação do profissional de enfermagem realizando busca ativa para reverter os casos já identificados.
conclusão
Podemos concluir que os profissionais de enfermagem possuem capacidade de contribuir, dentro de suas competências e atribuições com alternativas para suprir a necessidade da população em prevenir e reduzir a desnutrição infantil. Ademais, podem contribuir extensivamente com a equipe multidisciplinar em saúde.
Referências
SILVA, Elisama Gomes Correia et al. O conhecimento do enfermeiro sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem: da teoria à prática. Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 45, n. 6; 2011. ISSN 1980-220X.
CARVAHO, E.B.; SARINHA, S.W. A consulta de enfermagem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças na estratégia saúde da família. Rev enferm UFPE on line, v. 10; ed. 6. 2016. ISSN: 1981-8963.