Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
INTERVENÇÕES ANTIBULLYING COM ÊNFASE EM ESPECTADORES: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Relatoria:
LUIZA LUANA DE ARAUJO LIRA BEZERRA
Autores:
- Dayse Lorrane Gonçalves Alves
- Débora Silveira de Lima
- Bruna Rodrigues Nunes
- Raquel Sampaio Florêncio
- Ilvana Lima Verde Gomes
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O bullying está relacionado a transtornos de saúde mental e sintomas psicossomáticos, sendo tema de programas preventivos. Este estudo tem como objetivo identificar as características das intervenções antibullying com enfoque nos espectadores. Trata-se de uma revisão de escopo de estudos que abordaram intervenções antibullying com ênfase nos espectadores, realizados com crianças e adolescentes escolares e que tinham como objetivo reduzir o bullying e/ou cyberbullying e/ou aumentar o comportamento de defesa. Incluíram-se os estudos publicados em periódicos revisados por pares, capítulos de livro, teses e dissertações. Não houve limite cronológico ou de idioma como critério de inclusão. A busca foi realizada no período de setembro a outubro de 2020 em quinze portais/bases de dados. Os processos de seleção e extração foram realizados por meio da estratégia de blind review. A síntese deu-se de forma descritiva. Foram encontradas doze intervenções, sendo que a que foi mais investigada se referiu ao Kiva (9 estudos), em seguida o STAC (3 estudos) e, por fim, o Curriculum-Based Anti-Bullying (2 estudos). Há poucos programas disponíveis, que em sua grande maioria atingem o problema apenas de modo universal e que tem como ênfase estratégias curriculares aplicadas por docentes, dando pouca atenção aos pais e à combinação de estratégias que envolvam vítimas, autores e recursos digitais. Sugere-se o desenvolvimento de programas que abordem o tema por múltiplos componentes e que contenham estratégias universais, seletivas e indicadas.