LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: O IMPACTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Antonia Michele Bezerra Lopes
Autores:
  • Vitoria de Sousa Rodrigues
  • Rayssa Viana Alencar Silva
  • Fernanda de Moura Soares
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A tecnologia educativa na graduação dos enfermeiros tornou-se essencial no processo ensino-aprendizagem, por tratar-se de uma metodologia que facilita o desenvolvimento cognitivo e de habilidades. Com uso de tais tecnologias os alunos manifestam maior interesse nos conteúdos abordados pelos professores, pois partem do pressuposto da reflexão, comunicação e participação (FERREIRA et al., 2022; DELAGE et al., 2021). OBJETIVO: Sumarizar as evidências científicas nacionais sobre os aspectos que influenciam o aprendizado dos discentes de enfermagem com o uso das tecnologias educativas. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa realizada no banco de dados da BVS Saúde, utilizando como descritores “tecnologia educacional”, “enfermagem”, “educação” e “graduação” com o operador booleano AND. Foram incluídos artigos publicados nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, disponíveis na íntegra, no idioma português, publicados no período de 2017 a 2022. Destes foram excluídos estudos de relato de experiência e revisões de literatura. A amostra constituiu-se de cinco artigos. RESULTADOS: As tecnologias educativas têm demonstrado serem elementos potenciais para o desenvolvimento dos graduandos em enfermagem, uma vez que utilizam de meios interativos e digitais, através da gamificação, uso da simulação realística, entre outros. O uso de tais metodologias de ensino estimula o aprendizado, aumenta a confiança do estudante, potencializa os acertos, proporciona discursões e reflexões, desenvolvendo maiores habilidades e experiências na pratica profissional, causando satisfação pessoal (MAZZO et al., 2019; ALVES et al., 2019). Ademais, influencia diretamente no desempenho dos discentes e favorecer a relação professor-aluno, levando-os a obterem resultados significativos no aprendizado (BORGES et al., 2019). CONCLUSÃO: Torna-se evidente que quando os docentes estão atualizados e buscam inovação, há maior facilidade do ensino, consequentemente, os alunos são estimulados a ampliar seus conhecimentos a partir do desenvolvimento cognitivo, afetivo e motivacional. Portanto, a tecnologia educacional amplia o pensamento diagnostico destes futuros profissionais, impactando na qualidade do cuidado de enfermagem e humanização.