LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÕES DOS RESIDENTES NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DURANTE O INTERNATO HOSPITALAR
Relatoria:
Lucimara Victorino Cardoso Pais dos Santos
Autores:
  • Letícia Nunes Maia Mendonça
  • Maria Elisa Matos da Costa e Nascimento
  • Beatriz Helen Faciao
  • Renata Perfeito Ribeiro
  • Patrícia Aroni
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O programa de Residência em Gerência de Serviços de Enfermagem é uma das áreas de pós-graduação latus senso que possibilita, além de outras atividades de assistência e gestão, a capacitação do enfermeiro residente em atividades teórico-práticas junto ao graduando em enfermagem, oportunizando o desenvolvimento das competências gerenciais por meio da participação em aulas com conteúdo referentes à gestão em enfermagem. Destaca-se que a presença do residente no processo de aprendizado do aluno se faz importante para o alcance de habilidades essenciais ao processo de formação de ambos. O aluno do curso de enfermagem realiza, no último ano do curso, o estágio final denominado por algumas instituições de ensino como internato. Este é uma experiência que proporciona aprendizados significativos, podendo ser considerada como primeira experiência profissional do graduando, bem como do residente, enquanto um educador. OBJETIVO: Relatar a experiência dos residentes de enfermagem da área de gerência em atuar com alunos do internato hospitalar. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre a experiência de residentes de enfermagem na formação de graduandos durante o internato hospitalar. A participação dos residentes ocorreu em 12 encontros teóricos, um por semana, nos quais foram abordados temas referentes à gestão hospitalar. RESULTADOS: Parte da formação do residente junto ao graduando de enfermagem ocorre pela oportunidade da capacitação pedagógica para a prática docente por meio de atividades desenvolvidas com auxílio de metodologias ativas de ensino, abordando temas da alta gestão e administração dos serviços de saúde durante as aulas do internato hospitalar. O desenvolvimento das atividades foi subsidiado por docentes da área de gerência em enfermagem e perpassou pela formulação de um plano de aula, slides norteadores para estimular a discussão do coletivo e a preparação de dinâmicas para fixação dos conteúdos. Tal processo fortaleceu a integração acadêmica e estrutural da qualificação dos residentes, bem como, a formação dos alunos. CONCLUSÃO: A instrumentalização dos alunos quanto aos temas referentes a gestão em enfermagem contribuiu para a formação de alunos e residentes, tendo em vista a aproximação com as temáticas e o aperfeiçoamento de competências como relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e liderança, essencialmente necessários à prática de excelência do enfermeiro, nas diversas áreas de atuação.