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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
INTERVENÇÕES EDUCATIVAS PARA ADESÃO AO TRATAMENTO DA SÍFILIS GESTACIONAL: UM REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Alice da Silva
Autores:
  • Aélya Drisana Dias Gomes de Araújo
  • Láisa Rebecca Sousa Carvalho
  • Daniella Carvalho Araújo
  • Erica Jorgiana dos Santos de Morais
  • Rosilane de Lima Brito Magalhães
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível causada pelo Treponema Pallidum. Quando ocorre na gestação, torna-se motivo de maior preocupação em razão da possibilidade de transmissão vertical. Desse modo, evidencia-se a busca por estratégias que favoreçam a adesão ao tratamento da sífilis gestacional. Uma dessas estratégias é uso de tecnologias educativas. OBJETIVO: Buscar na literatura intervenções educativas que contribuem para adesão ao tratamento da sífilis gestacional. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Formulou-se a seguinte questão de pesquisa: intervenções educativas podem contribuir para adesão ao tratamento da sífilis gestacional? Como critérios de inclusão teve-se: artigos primários, sem recorte temporal, estarem no idioma português, inglês ou espanhol, como critérios de exclusão: artigos de revisão, cartas ao editor, além de teses e dissertações. Como estratégia de busca utilizou o acrônimo PICo, onde o P= população: gestantes; I= interesse: intervenções educativas; Co= contexto: sífilis. As bases de dados utilizadas foram: LILACS, BDENF, MEDLINE/PubMed e CINAHL. A busca resultou em um total de 149 artigos, após leitura completa apenas 5 artigos foram incluídos na amostra final. RESULTADOS: Estudo de intervenção educativa direcionado para prevenção de sífilis congênita revelou ser uma intervenção efetiva para favorecer mudanças comportamentais, colaborando em relação aos indicadores e diminuindo a ocorrências de sífilis em gestantes, assim como a sífilis congênita. O uso de um aplicativo também mostrou ter um conteúdo confiável cientificamente, sequência lógica e apropriada para auxílio durante o tratamento da sífilis. Outras ações como projetos que envolviam educação e saúde também mostrou ser eficaz, visto que houve redução de sífilis congênita. Em outro projeto, após a intervenção, houve aumento de 9,4% para 42,5% no atendimento pré-natal antes da 16 semana de gestação. Desfechos adversos à sífilis reduziram para 28,3% em comparação aos centros de controle (72,4%). CONCLUSÃO: As intervenções educativas evidenciaram sua contribuição para a adesão da gestante ao tratamento da sífilis, além de tomada de decisões mais conscientes, como um maior comparecimento nas consultas pré-natais. Desse modo, denota-se a importância de realizar atividades educativas voltadas para gestantes com sífilis com a finalidade redução da transmissão vertical.