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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PRINCIPAIS DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Relatoria:
Priscila Ruth Moita Lopes
Autores:
  • Sara Heliny Alves Furtado
  • Francisco Antonio Carneiro Araújo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: Historicamente, há uma preocupação das organizações de saúde em estabelecer um modelo de gestão em saúde que traduza a ideologia adequada ao processo de trabalho de seus integrantes. Nesse contexto, têm-se buscado aperfeiçoar o funcionamento das organizações em saúde a partir da implantação de novas metodologias que vão ao encontro do objetivo maior que é a segurança do paciente a partir da implantação de processos de qualidade em instituições de saúde. Entretanto, de que forma seria possível implantar a gestão de qualidade em uma unidade hospitalar? Uma das principais ferramentas é a classificação do perfil de pacientes atendidos na unidade, bem como compreender qual o diagnóstico inicial da instituição relacionado à cultura de segurança do paciente. Objetivo: Descrever a importância do serviço desenvolvido pela qualidade na promoção do desenvolvimento de uma gestão pautada na segurança do paciente. Metodologia: Com base no estudo realizado, foi desenvolvida uma revisão integrativa abordando os desafios na implantação da gestão da qualidade em serviços de saúde. Resultados: O grande desafio de alinhar as pessoas, seus respectivos desempenho e competências com as estratégias do negócio e objetivos organizacionais aparecem como um destaque absoluto para o desenvolvimento do processo gerencial em saúde, bem como a aplicação de métodos de desenvolvimento de processos de qualidade e seus principais impactos na gestão hospitalar. Um exemplo de experiência exitosa, relatada em um estudo abre novas perspectivas para adoção de modelos de gestão em hospitais com foco na atenção ao paciente e na melhoria da eficiência operacional. Conforme os achados, a liderança em enfermagem, no modelo baseado em valor, é vista como uma estratégia para alcance dos objetivos organizacionais, mediante o engajamento dos demais colaboradores. Dessa forma, promover a participação do paciente na melhoria da segurança dos cuidados de saúde, implica a integração deste na tomada de decisão, de forma consciente e informada, sobre ações que podem afetar a segurança dos cuidados de saúde. Conclusão: Compreender que o processo de gestão hospitalar está diretamente ligado a promoção e desenvolvimento de qualidade hospitalar tornam-se imprescindível quando objetiva-se relacionar sua participação na melhoria da assistência em saúde.