Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Promovendo saúde: Como o jovem pode manter hábitos de vida saudáveis?
Relatoria:
Rodrigo Lopes de Paula Souza
Autores:
- Janaina Fonseca Victor Coutinho
- Mônica Oliveira Batista Oriá
- Mariana Cavalcante Martins
- Marli Teresinha Gimeniz Galvão
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O estilo de vida saudável deve ser iniciado o mais precocemente possível e perdurar durante toda a vida, visando o controle de parâmetros metabólicos, manutenção de alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas. Objetivo: Relatar a experiência em uma ação de Educação de saúde acerca de hábitos saudáveis no público jovem, sob a ótica de uma acadêmico de pós-graduação em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca de uma ação de promoção de saúde intitulada "Promovendo saúde: Como o jovem pode manter hábitos de vida saudáveis?". A ação contou com a participação de 18 jovens, com idades entre 19 e 25 anos. Em um primeiro momento, foi realizada uma dinâmica por meio de um site que simula um mural online para avaliar ,de forma anônima, como esses participantes cuidavam da alimentação e de suas práticas de atividade física. Após esse momento, foram socializadas as respostas, abordando as problemáticas e os aspectos positivos de cada interação. Em um segundo momento, houve a explanação oral do conteúdo sendo dividido em quatro partes: promovendo a saúde; como manter uma alimentação saudável?; como conciliar a prática de atividade físicas na rotina?; como as tecnologias podem ajudar em um estilo de vida mais saudável?. Por fim, realizou-se uma dinâmica intitulada "Verdade ou Mito" acerca de temas abordados na apresentação. Resultados: O grupo permaneceu homogêneo até o final da apresentação, indicando que houve um envolvimento com a atividade proposta. Além disso, de forma ocasional, um dos participantes da atividade era acadêmica de nutrição, o que qualificou ainda mais a discussão no momento da dinâmica. A estratégia de iniciar a apresentação por meio de um mural online anônimo foi de fundamental importância, visto que os participantes tinham privacidade para falar sobre os seus atuais hábitos de vida. Além disso, a dinâmica de mitos e verdades fortaleceu o aspecto pedagógico horizontal, já que a discussão foi feita a partir das experiências prévias dos participantes. Conclusão: Portanto, a prática de ações de educação de saúde que incentivem hábitos saudáveis no público jovem devem ser realizadas de maneira horizontal levando em consideração as experiências prévias dos participantes, bem como a importância de espaços anônimos para livre expressão.