Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Muanna Jéssica Batista Ludgério
Autores:
- Bárbara Letícia Cruz dos Santos
- Bruna Rafaela Ferreira da Silva
- Geisielly Raquel da Cruz Aguiar
- Luciana Pedrosa Leal
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Diante das restrições sanitárias implementadas durante a pandemia da covid-19, os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu precisaram se adaptar e, com o intuito de dar continuidade às atividades, foi instituído o ensino remoto. Nesta modalidade educacional, as aulas são ministradas online em plataformas digitais disponíveis para este fim. Com o propósito de estimular a participação e manter a motivação dos alunos diante do isolamento social, os docentes propuseram para os discentes, durante suas aulas, atividades com a utilização de metodologias ativas. Objetivo: Relatar a experiência discente no uso de metodologias ativas nas aulas da Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem durante a pandemia da covid-19. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de discentes da Pós-Graduação em Enfermagem, de uma universidade pública do estado de Pernambuco, sobre a utilização de metodologias ativas nas aulas remotas, durante a pandemia da covid-19 nos dois semestres letivos de 2021. Resultados: Apesar das dificuldades e estigmas do ensino remoto nos programas de Pós-Graduação durante a pandemia da covid-19, a incorporação de metodologias ativas permitiu a mudança de antigos paradigmas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que possibilitou a construção mútua e ativa do conhecimento pelos alunos e professores. Neste período, os discentes da Pós-Graduação em Enfermagem apresentaram atividades de diversas disciplinas por meio da criação de podcasts, blogs, cordéis, músicas e poemas. Além da utilização de júri-simulado, formato jornalístico e vídeos animados. As atividades realizadas por meio das metodologias ativas permitiram que os discentes incorporassem diferentes modelos de aprendizagem, mantivessem a motivação diante do distanciamento social e atingissem os objetivos propostos pelas disciplinas ministradas no ano de 2021. Algumas limitações estiveram relacionadas à dificuldade de conexão (internet) e à conciliação das atividades acadêmicas no ambiente domiciliar. Conclusão: A experiência da utilização de metodologias ativas nas aulas remotas da Pós-Graduação em Enfermagem, durante o momento pandêmico da covid-19, na perspectiva de discentes foi positiva, satisfatória, enriquecedora e com bom aproveitamento do processo de ensino-aprendizado.