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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Letícia Pereira Felipe
Autores:
  • Glauciano de Oliveira Ferreira
  • Maria Rayssa do Nascimento Nogueira
  • Clara Beatriz Costa da Silva
  • Ana Caroline Rocha de Melo Leite
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: No contexto do processo formativo de Enfermagem a elucidação de estratégias de ensino-aprendizagem que apontem aspectos práticos representa um ponto chave na contextualização e fortalecimento da profissão. O estudo de caso pode ser uma valiosa ferramenta para o professor, pois tem o potencial de prover oportunidade para análise de situação da vida real, a partir da qual o estudante pode discutir a causa específica do problema, sua prevenção e sugerir soluções. Objetivos: Relatar a experiência docente da contribuição do uso de estudos de caso como estratégia de ensino na formação de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, que teve como base a vivência docente na disciplina de “Fundamentos de Enfermagem” em uma instituição privada do ensino técnico de enfermagem, no ano de 2022. A disciplina tem como prerrogativa abordar as principais práticas relacionadas à Assistência de Enfermagem. Resultados: Os estudantes apresentaram interesse significativo perante a estratégia do estudo de caso. O método de estudo de caso, ao ser diretamente relacionado à temática da disciplina e aplicado no contexto da aula, permitiu a reflexão crítica dos alunos através de discussões de cenários de simulação da assistência e da conduta de enfermagem a ser empregada perante as questões apresentadas. Dificuldades observadas consistem no distanciamento da ferramenta quanto ao contexto de aprendizagem, ainda, os estudantes apresentaram dificuldade para descrever os problemas que identificaram usando linguagem padronizada. Conclusão: A estratégia de ensino se apresentou instigante e foi capaz de permitir o engajamento da turma, sobretudo por abordar aspectos práticos da Assistência de Enfermagem. A efetivação da estratégia em seguida a exposição do conteúdo, bem como a motivação para a participação foram variáveis que permitiram maior adesão ao recurso. Salienta-se que se faz necessária a inclusão cada vez maior de práticas ativas e de grupo na formação de enfermagem, de modo a aproximar esse estudante de seu cenário de atuação.