LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
USO DA TÉCNICA FISHBOWL NO ENSINO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Relatoria:
DELMO DE CARVALHO ALENCAR
Autores:
  • Lorena de Carvalho Almeida
  • Inês Dolores Teles Figueiredo
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: No contexto do ensino remoto emergencial, as instituições, professores e alunos precisaram se adaptar e se reinventar para deslocar o ensino presencial para os meios digitais, visto que o distanciamento geográfico entre docente e discente pode reduzir questões como interesse, motivação e engajamento do aluno. Objetivos: Relatar uma experiência exitosa de utilização da técnica Fishbowl (aquário) como metodologia ativa no ensino da disciplina de Saúde do Trabalhador a discentes de um curso de especialização em Saúde da Família. Metodologia: Relato de experiência, desenvolvido durante a disciplina de Saúde do Trabalhador em um curso de especialização em Saúde da Família da Universidade Regional do Cariri (URCA), na modalidade de ensino remoto. Resultados: Organizou-se um círculo com carteiras no ambiente virtual e um mini círculo composto com 6 carteiras ao centro do círculo maior. Nesse mini círculo ficavam os 6 representantes dos grupos e uma carteira vazia, caracterizando o fishbowl aberto. Os estudantes do pequeno círculo deveriam discutir as questões propostas pelo tutor, em voz alta, para que os demais escutassem. Os estudantes alocados no grande círculo deveriam apenas observar a discussão dos colegas, não podendo emitir opinião. Caso alguém do grande círculo desejasse emitir opinião sobre o que estava sendo discutido, deveria sentar-se na sétima carteira. Se isso acontecesse, um dos outros estudantes poderia sair do pequeno círculo, mantendo sempre uma carteira vazia para permitir que outro estudante sentasse. Observou-se que os estudantes que estavam no mini círculo estavam bastante envergonhados de terem que expor e discutir as suas respostas em voz alta. Contudo, foi um momento bastante importante para desenvolver esse tipo de habilidade. Pequenas divergências ocorreram durante as exposições das respostas, mas foram rapidamente resolvidas entre os participantes do mini círculo. A atividade levou os alunos a buscarem respostas para as questões e sustentar seus argumentos frente à discussão com outros colegas, transformando-os em sujeitos ativos e participativos na construção de seu conhecimento. Conclusão: A técnica fishbowl trouxe benefícios para a atividade ao estimular alunos menos participativos a debater, ao passo que mantinha em estado de atenção e observação aqueles que comumente eram mais exaltados, evitando interdições prejudiciais ao processo de ensino-aprendizagem.