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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NA EQUIPE DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Lucas Da Silva Teixeira
Autores:
  • Danilo Trigueiro de Moura
  • Samara Raiany Borges de Anselmo
  • José Anderson Paiva Bessa
  • José Lucas Alves da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A comunicação é um pilar primordial na assistência de enfermagem, já que a mesma engloba relações interpessoais, linguagem verbal e expressões, estas que expressam o cuidado, com objetivo de promover o fortalecimento em equipe, colaboração e corresponsabilização acerca do cuidar. Deste modo a mesma é um importante eixo a ser desenvolvido pelos acadêmicos da área na realização e capacitação da assistência a ser ofertada. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem durante o estágio de Semiologia e Semiotécnica acerca da comunicação em equipe. MÉTODO: Refere-se a um estudo descritivo, de tipo de relato de experiência, partindo da perspectiva dos acadêmicos do 7º Semestre do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS) localizado no município de Icó-CE, na realização do estágio da disciplina de Semiologia e Semiotécnica, este que ocorreu entre 23 a 27 de junho de 2022, na Clínica Médica do Hospital Regional Vale do Salgado. Tal estudo tem a finalidade de expor a importância da comunicação entre a equipe de acadêmicos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A vivência experienciada pelos acadêmicos gerou informações relevantes quanto a práxis para realização da assistência. Foi percebido por nossa parte que enquanto equipe o enfermeiro tem papel fundamental na implementação da comunicação no trabalho em equipe a ser efetuado, devido também a percepção de que uma boa comunicação eleva a qualidade de assistência e demonstra a garantia de um cuidado eficaz. Quanto a comunicação durante o trabalho em equipe foi perceptível que durante a realização de procedimentos em conjunto ou duplas, nós acadêmicos, demonstramos uma troca de saberes que potencializaram a técnica e retirada de dúvidas dos próprios pacientes e/ou acompanhantes ali presentes, bem como era prestado auxílio em possíveis fragilidades perceptíveis. Ademais ainda se observou que a comunicação eficaz evidencia sentimento de alívio aos pacientes e acompanhantes de certo modo pois retira dúvidas pertinentes não compreendidas. CONCLUSÃO: Sendo assim a experiência evidencia que a comunicação é um quesito primordial que graduandos da área devem potencializar e desenvolver, pois se compreende que a assistência de enfermagem é um trabalho cooperativo e comunicativo que visa uma qualidade de vida aos pacientes assistidos. Aliado ao fato de que como futuros profissionais os acadêmicos devem se preparar para futuros desafios que abrangem tais aspectos.