Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Atividades Lúdicas na Prevenção de Acidentes Domésticos na Infância: Relato de experiência
Relatoria:
Juliana de Nazaré Lima de Sousa
Autores:
- Amanda Rodrigues Pantoja
- Gabriela Pamplona Cardoso
- Edficher Margotti
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os acidentes domésticos tornaram-se, hodiernamente, um grande problema para o crescimento e desenvolvimento infantil, visto que, além de provocarem custos econômicos e emocionais, também são responsáveis por traumas com sequelas a curto e a longo prazo, que podem repercutir na vida da criança e da família. Estes acidentes são evitáveis em sua maioria, diante disso, emergiu a ideia de um projeto que visa a prevenção destes. Sendo assim, a educação em saúde torna-se uma estratégia para minimizar estes agravos que põem em risco a saúde das crianças, uma vez que são capazes de conscientizar as crianças e responsáveis a respeito dos acidentes domésticos na infância. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem no desenvolvimento de atividades educativas e lúdicas para a prevenção de acidentes domésticos na infância. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação de atividades lúdicas, vivenciada por acadêmicas de enfermagem-integrantes do projeto de extensão “Acidentes Domésticos na Infância não é Brincadeira” da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Na classe hospitalar anexa ao setor de internação pediátrica de um hospital universitário da região Norte do País, em junho de 2022 foi realizado um teatro com Fantoches e o jogo “pode ou não pode” sobre a prevenção de acidentes domésticos relacionados a choques elétricos e obstrução das vias aéreas. Resultados: A priori foi realizado o acolhimento das crianças e seus acompanhantes e explicado sobre como decorreria o momento, sendo realizado em torno de 1 hora e com a participação de 6 crianças. Foi realizado o teatro de fantoches com 3 personagens que contavam a história de dois acidentes domésticos, obstrução de vias aéreas e choque ocorridos com um deles, sendo contada com linguagem adequada para as crianças. O outro momento foi a realização da atividade “pode ou não pode” onde havia um painel para serem coladas imagens divididas em duas categorias, imagens que representavam o que se pode levar à boca, como alimentos, e objetos que representam perigo se colocados na boca. Ações como essa são capazes de despertar e estimular nas crianças postura de precaução contra acidentes domésticos na infância. Conclusão: Dessa forma, as atividades educativas desenvolvidas pelo projeto, tem um papel fundamental quanto a diminuição destes acidentes proporcionando conhecimento de forma lúdica.