Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DE JOGO EDUCATIVO PARA INCITAÇÃO DE CUIDADOS A RECÉM-NASCIDOS POR GESTANTES
Relatoria:
EDINA MARIA ARAÚJO
Autores:
- Antonio Alves de Sousa Filho
- Edmara Rodrigues de Mesquita
- Samires de Sousa Nascimento
- Maria Santana do Nascimento
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Na enfermagem, a tecnologia gera impacto significativo no processo de trabalho, sendo designada como a aplicação dos conhecimentos científicos de modo sistemático no auxílio para melhor assistir o ser humano. No contexto de atenção a cuidados ao recém-nascido que acontece em casa, observa-se a mesma dificuldade, em especial as gestantes, que não tem conhecimento adequado para realizar os cuidados básicos ao recém-nascido. Deste modo, os jogos educativos têm-se consolidado como um importante recurso na orientação em saúde. Objetivos: Descrever a construção de jogo educativo para incitação de cuidados a recém-nascidos por gestantes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa, realizado por discentes do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário UNINTA. A construção da tecnologia educativa se deu a partir da do Projeto de Pesquisa e Extensão Saúde da Criança e foi intitulado de “Cuidando do recém-nascido” elaborado em maio de 2020. Consistiu na criação de um jogo de tabuleiro. Resultados: Para a construção do jogo em escala natural criou-se um modelo inspirado em jogos de tabuleiro de infância da graduanda, utilizando os cuidados básicos com o recém-nascido como temática para ser abordado através de jogo. Os assuntos (informações, curiosidades, orientações) a serem discutidos foram levantados realizando-se pesquisas sobre o assunto utilizando-se a internet, buscador Google, descritores: recém-nascido, banho, troca, fraldas e cuidados com o coto umbilical. Os sites eram escolhidos pela qualidade das informações e linguagem mais próxima ao nosso público. Como referência de informações utilizou-se a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), dentre os outros materiais complementares para elaboração do jogo e levantamento de informações, como figuras e desenhos que serviram como moldes para montar as peças do tabuleiro. Conclusões: A tecnologia “Cuidando do recém-nascido” é uma estratégia educativa considerada relevante por proporcionar de forma lúdica a interação participativa entre o instrumento e as gestantes. Tornando-se importante, impulsionar o esclarecimento de dúvidas, visando à melhoria das práticas diárias, durante os ensinamentos abordados.