Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A REALIDADE SOCIOEDUCATIVA DO SERTÃO: EDUCA OU REINCIDE
Relatoria:
José Augusto de Medeiros Dantas
Autores:
- Antônia Liria Feitosa Nogueira Alvino
- Alan Mariz Gomes
- Lohanny Araújo de Brito
- Isaiany Anália Vasconcelos Bezerra
- Tamara Oliveira de Medeiros
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Estatuto da criança e do adolescente (ECA), é o conjunto de normas do ordenamento jurídico que tem como objetivo a proteção dos direitos da criança e do adolescente. Quando o ECA não é seguido e as autoridades falham no apoio oferecido à população jovem em situações de vulnerabilidade social, de tal modo que esses jovens acabam infringindo a lei, quebrando expectativas levantadas sobre eles, acarretando em que muitos acabam entrando no mundo da criminalidade. Assim sendo acabam tendo que ser institucionalizados em centros de reabilitação educacional. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma visita a uma unidade socioeducativa da cidade de Caicó-RN e compreender os efeitos na vida daqueles que estão institucionalizados e na sociedade como um todo, tendo como base o estudo do ECA. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, de natureza qualitativa, vivenciado por alunos de enfermagem, do 5º período, na disciplina de Enfermagem no Processo Saúde/Doença da Criança e do Adolescente, no período de junho de 2022, desenvolvido após visita ao Centro Educacional de Caicó (CEDUC). RESULTADOS: De início, os alunos foram recebidos no auditório da instituição pela equipe que trabalha no local, que indicou com cuidados necessários antes de começar a visita. Posteriormente, foram formados grupos para conhecer de fato as instalações da instituição (refeitório, pátio, dispensa, quadra de esportes, salas de aulas, cozinha, sala de enfermagem e alojamento). No refeitório, é onde os jovens fazem todas as refeições diárias (café, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite). A quadra de esportes é o local onde os jovens costumam ter momentos de lazer (prática de atividade física) e de encontro com os familiares. As salas de aula são espaços destinados à continuidade da educação, com aulas de portugues, matemática, artesanato, que constituem o primeiro passo para a reinserção na sociedade. A sala de enfermagem da localidade, conta com uma enfermeira que é a responsável pelos primeiros atendimentos oferecidos aos jovens. Por meio da visita foi possível conhecer os serviços prestados aos adolescentes. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a partir da visita existiu pouca relação entre o ECA com a visita do campo real. Desse modo, encoraja-se fortemente a ampliar os estudos acadêmicos a essa realidade com o objetivo de diminuir a lacuna entre o adolescente preso e os futuros profissionais de enfermagem.