LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS APLICADAS EM MONITORIA VIRTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ALÉCIA HERCÍDIA ARAÚJO
Autores:
  • Myrtys Dayanne Eufrazio da Silva
  • Rosely Leyliane dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O uso de tecnologias virtuais faz parte do cotidiano de docentes e discentes. Contudo, depois de declarada a pandemia da COVID-19 o uso de recursos e estratégias didáticas em ambiente virtual se tornou um ponto relevante para o engajamento dos discentes. Assim, este estudo tem como objetivo relatar a experiência de monitoras da disciplina de Exercício de Enfermagem frente ao uso de recursos e estratégias didáticas aplicadas na monitoria virtual. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa, descrita pelas monitoras da disciplina de Exercício de Enfermagem que é ofertada na matriz curricular do curso de graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior localizada na Região Metropolitana do Cariri. Os recursos utilizados foram: serviço de comunicação por vídeo, como o Google Meet e apresentações em PowerPoint com a presença de elementos chamativos, como imagens, formas geométricas, cores e música. As estratégias aplicadas foram: linguagem acessível, gamificação e discussão em grupo. O uso dos recursos e estratégias didáticas aplicadas durante a monitoria virtual promoveu a participação ativa dos discentes, os quais discutiram sobre os assuntos lecionados em sala de aula, obtendo o esclarecimento de suas dúvidas por meio do envio dessas no chat da plataforma de comunicação por vídeo ou da ativação do microfone. Ademais, os recursos tecnológicos são de fácil manuseio, proporcionando a execução adequada da monitoria. Diante da experiência das monitoras, conclui-se que o uso de recursos e estratégias didáticas na monitoria virtual representou experiência positiva e agregam para o engajamento dos discentes perante os assuntos lecionados.