Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: A MONITORIA ACADÊMICA
Relatoria:
Thayane Ingrid David de Lima
Autores:
- Dulcian Medeiros de Azevedo
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria é uma ferramenta de apoio pedagógico por meio da qual o discente-monitor e os alunos assistidos têm oportunidade de aprofundar conhecimentos, fortalecer habilidades teórico-práticas e esclarecer dúvidas, diminuindo as fragilidades referente a algum conteúdo/área de conhecimento. Favorece a integração entre teoria e prática, criando um rico ambiente para os questionamentos e revisão de conteúdos, técnicas e procedimentos. Atuar como monitor exige dedicação, responsabilidade, domínio do conteúdo, paciência e criatividade. OBJETIVO: Relatar a experiência de monitoria na formação do enfermeiro licenciado e bacharel. METODOLOGIA: Relato vivenciado a partir da disciplina optativa “Políticas Públicas de Saúde Mental”, ofertada no semestre letivo 2019.2 (novembro de 2019 à fevereiro de 2020) no curso de Graduação em Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Campus Caicó-RN. Participaram da disciplina seis alunos monitorados, além do professor e da monitora. RESULTADOS: Inicialmente, foi realizada junto ao professor a construção do cronograma de aulas, conforme a experiência da monitora na oferta anterior da disciplina. Os encontros de monitoria com os alunos ocorreram de forma flexível, considerando os horários disponíveis dos envolvidos, sempre tentando reunir o maior número de alunos possível, com duração média de uma hora. As atividades propostas pelo professor/orientador da disciplina apresentadas aos alunos no início do semestre e a metodologia utilizada (músicas, leitura de artigos, aula expositivo dialogada, vídeos), facilitaram o processo de aprendizagem nos encontros com o monitor. Os momentos eram conduzidos em forma de roda de conversa, num espaço para discussão, revisão e retirada de dúvidas, sempre na biblioteca do Campus. Também foram realizados exercícios de revisão e resumos sobre os conteúdos trabalhados em sala. Um momento coletivo importante foi a visita de todos os envolvidos a um hospital psiquiátrico na capital do estado. CONCLUSÃO: É notória a relevância da monitoria para o monitor, que recebe estímulo para a docência, adquire confiança sobre si e desenvolve autonomia perante atividades de ensino. Uma limitação encontrada foi a busca dos monitorados em sua maioria nas vésperas das avaliações, não entendendo o real objetivo da monitoria, que é o auxílio constante durante todo o processo ensino-aprendizagem da disciplina.