Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ESCOLARES DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19: UMA REVISÃO NARRATIVA
Relatoria:
Maria Amanda Mesquita Fernandes
Autores:
- José Alexandre Albino Pinheiro
- Thaís Aquino Carneiro
- Gabrielle Lemos Oliveira Rodrigues
- Mariana Cavalcante Martins
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A educação em saúde (ES) é um processo que busca construir com o indivíduo senso crítico e autonomia acerca de suas necessidades individuais e coletivas de saúde, tendo o ambiente escolar como um local privilegiados para se desenvolver atividades, sendo propício para construção de saberes, onde crianças e adolescentes, aprendem, criam e reavaliam hábitos e atitudes durante esse período. Com a pandemia por Covid-19 em 2020, as medidas de isolamento social postergaram as atividades presenciais nas escolas, impulsionando mudanças quanto ao modelo de se desenvolver as atividades com esse público. Objetivo: Conhecer as principais estratégias utilizadas para se desenvolver atividades de ES com escolares durante a pandemia por COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa, realizada em julho de 2022, utilizando as bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Scholar, utilizando os Descritores em Ciência da Saúde: Educação em Saúde, Pandemia COVID-19, e a palavra-chave: Escola. Adotou-se como critério de inclusão: artigos de 2020 a 2022, disponíveis na íntegra, em português, e como critérios de exclusão: artigos que não estavam voltados à ES no contexto escolar durante a pandemia por COVID-19 e duplicidade de artigos. A análise foi realizada por meio de leitura exploratória e seletiva dos artigos. Resultados: Ao todo, foram selecionados 13 artigos. Mediante o que foi evidenciado nas pesquisas, as principais atividades de ES desenvolvidas foram através de tecnologias digitais de acesso online, desde infográficos, vídeos, teatro e postagens em redes sociais, compartilhados com a comunidade escolar através de plataformas digitais como o Youtube e mídias sociais como o Instagram, Facebook e Whatsapp. Atividades presenciais com apoio do Programa Saúde na Escola (PSE) também foram desenvolvidas, envolvendo pais e alunos. Os principais assuntos abordados foram sobre medidas de prevenção ao COVID-19 e orientações de cuidados durante o isolamento social. Destacou-se também atividades com o objetivo o restabelecimento do vínculo, promovendo espaços para se compartilhar memórias agradáveis sobre as atividades realizadas na escola. Conclusão: Observou-se que as tecnologias de informação e comunicação se tornaram meios primordiais para mobilização e disseminação de informações, possibilitando a continuidade da integração entre a ES e a comunidade escolar.