Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Validação de curso de capacitação para a implementação do Processo de Enfermagem
Relatoria:
Marcela Eduarda Gomes Grande
Autores:
- Tayná Martins de Medeiros
- Alda Mayara Medeiros de Morais
- Jéssica Dantas de Sá Tinôco
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
Introdução: de acordo com a resolução COFEN nº 358/2009, o Processo de Enfermagem se configura como uma ferramenta de trabalho, dividida em cinco etapas, que irá nortear a assistência dos profissionais de enfermagem (COFEN, 2009). A implementação do mesmo encontra alguns entraves para a sua integral efetuação na prática. Sendo assim, ressalta-se a importância de desenvolver estratégias que ultrapassem essas dificuldades, como desenvolver ações educativas, vislumbrando seu caráter modificador no processo ensino-aprendizagem (SARRETA, 2009). Diante disso, evidencia-se a necessidade de validação dessas ações, conferindo-lhes teor científico. Objetivos: validar curso de educação continuada para a capacitação da equipe de enfermagem na perspectiva da implementação do Processo de Enfermagem. Métodos: trata-se de um estudo metodológico, utilizando o desenvolvimento das ações educativas, baseado em produções científicas na área do Processo de Enfermagem. Posteriormente, foi realizada a submissão da programação e detalhamento das ações aos especialistas para avaliação e validação, utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (LEITE et al., 2018). Os dados coletados foram organizados e analisados estatisticamente. Os aspectos éticos foram cumpridos sob o Parecer nº 3.931.882. Resultados: participaram da avaliação 9 juízes com expertise em Processo de Enfermagem e/ou Estratégias de Ensino na Enfermagem. Foram consideradas adequadas as ações que obtiveram 85% de aceitação pelos especialistas. Em suma, os três domínios avaliados, sendo estes Objetivos, Estrutura/Apresentação e Relevância, alcançaram a adequação estabelecida, e as sugestões realizadas pelos juízes foram aceitas integralmente, proporcionando uma conformação mais acertada às ações educativas propostas. A conformação final do curso apresenta nove módulos, com duração média de quatro horas de duração, divididas em momentos síncronos e assíncronos. Conclusão: a avaliação do curso, de modo geral, foi satisfatória, tornando-o uma tecnologia educativa válida para instrumentalizar os profissionais de enfermagem, fortalecendo o processo de trabalho em equipe. Desse modo, ao passo que mais profissionais forem sendo capacitados, mais viável se torna a implementação do Processo de Enfermagem na realidade dos serviços.