Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DE WEBSÉRIE: PREPARANDO O DISCENTE PARA A ENTRADA NO CAMPO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Fernanda Oliveira de Sousa
Autores:
- Fernanda Rocha Honório de Abreu
- Francisca Bertilia Chaves da Costa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A universidade é um ambiente que pressupõe a excelência e a inclusão cujos valores incluem a capacidade de inovação, a identificação e constante busca por novos caminhos de modo a criar novas oportunidades, carreiras e práticas em conformidade com uma visão inovadora. Nesse sentindo, as redes sociais surgem também como estratégias de educação e informação, no qual favorece a divulgação de temáticas importantes(COSTA et al.,2020).Objetivos: Relatar acerca da construção de websérie com foco na preparação de alunos ao campo de estágio em enfermagem. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, realizado por monitora e docentes de enfermagem, na disciplina de Saúde Coletiva II de uma universidade particular do município de Maracanaú- Ceará, no período de julho a setembro de 2020. Para realização, iniciou-se um diálogo com alunos da disciplina supracitada visando identificar as possíveis dúvidas acerca do campo de estágio e sua preparação, em seguida iniciou-se a construção da websérie através de gravações de vídeos, edições e publicações em redes sociais da referida disciplina. Resultados: A construção da websérie se deu a partir da identificação da demanda de alunos da disciplina de saúde coletiva sobre como se portar, quais práticas vistas no campo de estágio, além das expressões de seus medos e anseios. Nesse sentido, vídeos foram desenvolvidos com as seguintes temáticas: O autocuidado dos discentes durante sua atenção em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em meio a pandemia de COVID-19, dicas de como usufruir e extrair novos aprendizados, rotinas de uma UBS e como apresentar-se com posturas éticas diante de situações e práticas no campo. Após definição das temáticas, as gravações se iniciariam no domicilio da discente, em seguida enviadas para avaliações das orientadas, modificadas com as sugestões, editadas em aplicativo de celular e por fim divulgadas em rede social da disciplina e google sala de aula. Considerações finais: Conclui-se que a construção da websérie permitiu relatar experiências exitosas, além de encorajar novos discentes ao campo de prática e favorecer o autocuidado dos mesmos nos ambientes de estágios.