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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
O IMPACTO DA MONITORIA PARA OS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UERN CAMPUS CAICÓ/ RN
Relatoria:
Wesley Twisley Soares Rocha
Autores:
  • ALANE APARECIDA XAVIER DA SILVA
  • ANA BEATRIZ MARINHO DE MEDEIROS
  • JAINE GEISA DA SILVA
  • MARIA EDUARDA DOS SANTOS SILVESTRE
  • RAQUEL MIRTES PEREIRA DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria é uma importante ferramenta para o aprendizado do aluno no ambiente acadêmico, haja vista ter a possibilidade de participar do processo ensino/aprendizagem vivenciando esse processo sob a perspectiva de continuar aprendendo sobre o componente curricular mudando a responsabilidade inicial de todo aluno que é aprender, passando para a de ensinar, além de estabelecer formas de facilitar conteúdos para os alunos que estão matriculados em determinados disciplinas da matriz curricular do curso de enfermagem. No âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Programa Institucional de Monitoria (PIM) tem base na Resolução n.º 17/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), de 04 de maio de 2011. Desta forma, tem-se ofertado para os estudantes a iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica OBJETIVO: Compreender o impacto da monitoria para formação, a partir do olhar dos monitorados do curso de enfermagem da UERN, campus Caicó METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de âmbito qualitativo, realizado com 17 estudantes do último período do curso. O instrumento para coleta de dados foi uma entrevista estruturada individual composta por questões abertas. Após aprovação do projeto pelo comitê de ética e pesquisa da UERN com o parecer 2.605.570, a coleta de dados foi realizada através de entrevista gravada. O conteúdo das 17 falas após a transcrição foi organizado em um corpo textual monotemático para que fosse possível o tratamento dessas entrevistas através do programa IRAMUTEQ. RESULTADOS: Os dados apontam que os monitorados obtiveram dificuldades quanto a disponibilidade e incompatibilidade de horários e local para realização da monitoria. No que diz respeito as potencialidades, a monitoria possibilita o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em virtude de uma linguagem mais acessível, auxiliando na retirada de dúvidas. Como sugestão, os alunos recomendaram uma maior aproximação do aluno monitor com os demais alunos envolvidos, foi recomendado também que houvesse uma associação entre teoria e prática, bem como a oferta de mais monitores por disciplina. CONCLUSÃO: De acordo com os resultados encontrados é notório a relevância da monitoria na vida acadêmica dos estudantes de enfermagem, proporcionando o amadurecimento e sanando as lacunas que são encontradas no decorrer da formação.