LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ESTÁGIO INTERNO COMPLEMENTAR E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A FORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Patrícia Britto Ribeiro de Jesus
Autores:
  • Thayná Tavares Vasquez
  • Fernanda Monteiro Cabral
  • Janeide Moraes de Caldas Andrade
  • Vanessa Galdino de Paula
  • Helena Ferraz Gomes
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O estágio complementar compreende as atividades técnico-profissionais realizadas pelo estudante com base em projeto/plano de trabalho específico relacionado à sua área de formação, onde o bolsista realiza práticas supervisionadas visando a complementação acadêmica. Nesse sentido, por conta do advento da pandemia do COVID19, as práticas que ora eram para serem desenvolvidas in loco, tiveram que sofrer adaptações. Assim, para atender as demandas do estágio no Laboratório de Habilidades e Simulação em Enfermagem, as atividades que ora seriam presenciais passaram a ser remotas o que levou a trabalhar as Tecnologias de Informação e Comunicação com a criação de material audiovisual como a produção de vídeos didáticos, assim como manutenção contínua das redes sociais. Descrever as experiências vivenciadas no estágio interno complementar em Laboratório de Habilidades e Simulação Realística em período de pandemia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante o Estágio Interno Complementar em um laboratório de uma Faculdade de Enfermagem. Neste relato, enfatizaram-se as experiências vivenciadas pelos discentes de enfermagem.As atividades do estágio interno complementar que puderam ser realizadas de forma presencial, se distinguem em diferentes possibilidades de aproximação da prática de Enfermagem. Nesse sentido, houve a possibilidade da realização de gerenciamento de Materiais, abordando a contagem, organização, registro e armazenamento dos materiais dispostos para a aplicação das atividades práticas que eram permitidas a permanência presencial na Universidade. Além disso, nos momentos de possibilidade de prática presencial foi possível a realização de gravação de dois vídeos referentes às Práticas de Enfermagem, um sobre Punção Venosa Periférica e outro sobre Tipos de Leito. Ambos foram utilizados em subárea específica de ensino da Universidade e ambos foram disponibilizados no Youtube através do canal de projeto de extensão da própria Universidade. No mais, também foi possível a colaboração na produção dos vídeos em parceria com Telessaúde sobre “Boas Práticas no Enfrentamento ao COVID-19” divulgados no Youtube, onde já se obteve mais de 3 milhões de visualizações com os 13 vídeos produzidos. Sendo assim, percebeu-se que vivenciar um período tão esperado de forma remota requer resiliência e renovação. Dessa forma, para renovar foi preciso a criatividade.