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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIA DO ESTAGIÁRIO DE ENFERMAGEM NO PRIMEIRO CONTATO COM O SETOR PEDIÁTRICO
Relatoria:
Lorrainy de Souza Cordeiro
Autores:
  • Genice Lemos Campos
  • Laís Gomes dos Santos
  • Andriele Valentim da Costa
  • Vanderson de Souza Pereira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Curso de Graduação em Enfermagem possui Diretrizes Curriculares Nacionais pelos quais o acadêmico, por meio do Estágio Curricular Supervisionado (ECS), apreende os desafios instituídos na prática diária do serviço, estimulando o desenvolvimento acadêmico, que propicia confiança para atuar como profissional ao se relacionar com as vivências dos enfermeiros no ambiente hospitalar. Objetivos: Relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem no período de estágio supervisionado no setor de pediatria em um hospital público do município de Coari - Amazonas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, com objetivo de proporcionar uma reflexão quanto as ações que foram desenvolvidas durante o período de estágio. Resultados: A unidade hospitalar do município possui um setor de clínica pediátrica e um alojamento conjunto (ALCON), onde o recém-nascido, logo após o nascimento, permanece ao lado de sua genitora para receber os cuidados de enfermagem necessários. Nestes setores, são realizado exame físico nos pacientes, administração de medicamentos conforme a prescrição, anotações de enfermagem e educação em saúde sobre amamentação, importância da vacinação, testes de triagem neonatal, introdução alimentar e prevenção de doenças. Foram duas semanas de desenvolvimento dessas atividades, contribuindo para o aumento do conhecimento sobre patologias mais frequentes na infância, técnicas para adequadas de procedimentos, implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Este primeiro contato com o setor de pediatria foi fundamental para melhorar a insegurança em relação à assistência em saúde da criança, que na maioria das vez, os acadêmicos de enfermagem sentem-se inseguros sempre que se deparam com experiências inéditas em sua formação profissional. Assim, observa-se que a experiência foi exitosa no aprendizado dos acadêmicos, capacitando-os para desenvolver uma assistência de qualidade. Conclusão: O estágio curricular é de fundamental importância na formação profissional, pois favorece o amadurecimento do aluno na atuação profissional, ajudando-o a correlacionar teoria e prática de forma eficiente, contribuindo assim para a tomada de decisões diante de problemas vivenciados pelo enfermeiro no dia a dia.