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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
SIMULAÇÃO CLÍNICA NO ENSINO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Relatoria:
Arley Ribeiro Nunes
Autores:
  • Ana Beatriz Silva dos Santos
  • Glória Letícia Oliveira Gonçalves Lima
  • Stelacelly Coelho Toscano Silveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A simulação Clínica apresenta-se como aspecto fundamental na tentativa de reproduzir cenários clínicos para que, quando experiências semelhantes ocorrerem em ambientes assistenciais reais, as equipes possam gerenciar com sucesso a situação. Nessa perspectiva, o uso de tecnologias educativas ativas e dinâmicas tem sido investigada como estratégia eficaz de ensino para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências necessárias para futuras atividades de enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na organização e realização de ensino clínico de urgência e emergência. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciados por acadêmicos de enfermagem em uma instituição de ensino superior na cidade de Belém, Pará, Brasil, no período de maio de 2022. Resultados: A referida experiência fez parte de um projeto de promoção de ensino a saúde intitulado “Simulação Realística de urgência e emergência”, promovida e executada pelos membros da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência- LAUENF. O desenvolvimento dessa experiência ocorreu com a participação de 30 alunos organizando e 4 profissionais de Enfermagem no processo de gerenciamento da simulação. Como recursos, foram utilizadas manequins, desfibrilador, ataduras, gazes, talas de imobilização, prancha rígida, auditório e salas de aula. A abertura foi realizada por uma enfermeira, ministrando a respeito “O papel do enfermeiro e a relação interdisciplinar no atendimento de urgência e Emergência”. Em seguida, os alunos, supervisionados por enfermeiros, realizaram simulação Clínica que foi desenvolvida em ambiente de sala de aula sobre Reanimação Cardiopulmonar; Engasgo, hemorragias, Convulsão e Fraturas. Posteriormente, os alunos do 7° semestre de Enfermagem, realizaram uma simulação realística do atendimento ao paciente Politraumatizado, auxiliados de uma ambulância equipada para suporte avançado de vida. A situação baseou-se em uma colisão frontal de um carro e uma moto, sendo acometidas uma vítima, que foi devidamente atendida pelos acadêmicos. O público geral de participantes foi dos cursos de enfermagem, fisioterapia e biomedicina e profissionais da saúde no total de 250 participantes. Conclusão: Conclui-se, então, que a Simulação Realística auxiliou ao preparar os discentes para prestar assistência ao paciente, de forma prática, simulando diferentes ambientes e situações que podem ocorrer no dia a dia do ambiente hospitalar.