Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIANDO A PRÁTICA DOCENTE ENQUANTO MONITOR DE MORFOLOGIA NO PERÍODO DA PANDEMIA
Relatoria:
JOSÉ EDSON ALVES DA SILVA
Autores:
- Izabel Calixta de Alcântara
- Raquel Mirtes Pereira da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria é uma importante ferramenta para o aprendizado do aluno no ambiente acadêmico, que possibilita a aproximação dos estudantes à prática docente, permite o aprofundamento de alguns conteúdos e fortalece a relação monitor-docente e demais estudantes, o que acaba proporcionando um ambiente sujeito à boas práticas de organizações metodológicas. Dentro do contexto pandêmico, houve a necessidade de adequação dessa prática, de forma a tentar minimizar os prejuízos do ensino remoto. OBJETIVO: Relatar a experiência de aluno monitor na disciplina de morfologia, realizada de maneira híbrida durante o período pandêmico da Covid-19. MÉTODO: A vivência decorreu ao longo do semestre letivo 2020.2, onde dois monitores conduziram a monitoria do componente curricular Morfologia, disciplina ministrada no 2º período do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Caicó. As monitorias foram realizadas de forma online com auxílio de algumas plataformas digitais tais como: Google Meet e WhatsApp, além da utilização de programas como o PowerPoint e o Atlas 3D de Anatomia para confecção dos conteúdos e execução das monitorias, afim de obter resultados próximos ao modelo presencial de ensino. Contavam também com momentos de planejamento e encontros virtuais realizados todas as segundas-feiras do período letivo. Além disso, os monitores se disponibilizavam ao longo da semana para sanar eventuais dúvidas dos discentes acerca dos conteúdos ministrados. Por fim, foi realizada uma monitoria geral, presencial no anatômico, na ocasião foram exploradas as peças anatômicas com a finalidade de revisar o conteúdo visto na disciplina. RESULTADOS: Foi possível identificar as dificuldades de aprendizagem presentes em uma disciplina teórico/prática no ensino remoto no contexto pandêmico, juntamente com a necessidade de buscar estratégias metodológicas ativas para uma melhor compreensão dos conteúdos abordados, por parte dos discentes, associando ao estudo prático das peças anatômicas. CONCLUSÃO: A universidade pública possuí como um dos seus pilares o ensino, que pode ser experienciado durante a graduação mediante a participação do discente em programas como o Programa Institucional de Monitoria, proporcionando ao acadêmico a prática do fazer docente. Assim, a prática da docência contribui positivamente na formação do profissional Enfermeiro, uma vez que sua área encontra-se diretamente ligada aos princípios de ensinar, educar e inovar.