Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO SEXUAL COMO PROMOÇÃO DE SAÚDE NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Aline Miranda de Abreu
Autores:
- Antônia Vitória Elayne Araújo Carneiro
- Joana Nágila Ribeiro Figueira
- Maylana Rodrigues Linhares
- Poliana Veras de Brito
- Joelson dos Santos Almeida
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A sexualidade surge na vivência humana em tenra idade e se manifesta de formas diferentes conforme ocorre a maturação do organismo. Assim, a educação sexual na pré-adolescência perpassa por temas muito mais abrangentes do que somente a relação sexual propriamente dita, e deve ser tratada nas escolas despida de preconceitos e tabus, por se relacionar a uma necessidade humana básica e ter implicações na saúde do indivíduo. OBJETIVO: Relatar a experiência prática de atividades de educação em saúde a fim de verificar o conhecimento dos estudantes quanto à sexualidade, consentimento e abuso sexual em uma escola estadual do Piauí. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, referente às atividades de educação em saúde como parte da disciplina Trabalho em campo III – “Didática Aplicada à Enfermagem-Escolar”, realizadas com uma turma de escola pública de Parnaíba-PI, em junho de 2022. A aula expositivo-dialogada foi realizada em dois momentos: no primeiro utilizaram-se slides e cartaz, para explanar com os estudantes os conceitos de sexo, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, mudanças corporais, sexualidade, consentimento e abuso sexual. No segundo momento, foi realizada uma dinâmica com o uso de músicas para reiteração dos tópicos abordados. RESULTADOS: Iniciou-se a palestra sondando o conhecimento dos discentes sobre os assuntos a serem discorridos. A partir dessas indagações, foram introduzidos os conceitos relacionados à Educação Sexual, estabelecendo discussões sobre esses e enfatizando a concepção de consentimento dos indivíduos presentes. Posteriormente, introduziram-se os debates acerca do abuso sexual, com auxílio do projetor para elucidar os tipos, associando as medidas de prevenção. Ademais, foram reproduzidos trechos de músicas para avaliar o nível de retenção das informações. ANÁLISE CRÍTICA: Percebeu-se a premência da educação sexual no ambiente escolar, pois essa é vista como tabu, favorecendo os altos índices de abuso infantil e a desinformação sobre o próprio desenvolvimento corporal e mental. CONCLUSÃO: As ações de educação em saúde realizadas pelas discentes de enfermagem contribuem para a formação dos estudantes de graduação pois proporcionam o entendimento das condições comunitárias. Auxiliam também na redução de casos de abuso infantil, visto que a desinformação é um dos principais fatores para a sua ocorrência.