Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
"OS CORPOS QUE FALAM" AÇÃO EDUCATIVA COM ADOLESCENTES SOBRE SAÚDE MENTAL, ALIMENTAÇÃO E SEXUALIDADE
Relatoria:
Felipe Hugo Mesquita de Paula
Autores:
- Messias Nascimento Adegas
- Ana Maria Miranda Lucena Fontenele
- Jully Anne da Silva
- Neiva Francenely Cunha Vieira
- Ludmilla Silva dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Na vivência dos acadêmicos de saúde, diversos públicos são apresentados aos discentes, dentre estes os adolescentes, por apresentarem demandas específicas que devem ser atendidas. As ações de educação em saúde com adolescentes no ambiente escolar surgem como uma modalidade importante para promover diálogos e mitigar riscos à saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma atividade educativa com adolescentes de uma escola de ensino fundamental da rede pública realizada por acadêmicos de enfermagem durante estágio de saúde do adolescente. METODOLOGIA: Relato de experiência da atividade de educação em saúde desenvolvida por alunos do quinto semestre do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Os temas abordados foram: saúde mental, alimentação e sexualidade. A ação educativa foi realizada em junho de 2022, em uma escola na cidade de Fortaleza. Participaram 36 alunos do nono ano entre 14 e 15 anos de idade. O roteiro da ação educativa teve como base teórico-metodológico artigos científicos das principais bases de dados em saúde. A educação em saúde foi nomeada de “Os corpos que falam” seguindo as etapas: 1. Os alunos foram convidados para uma sala da escola, previamente preparada pelos discentes do curso de enfermagem; 2. Divisão aleatória em três grupos. Cada grupo reuniu-se na frente de um cartaz colado na parede com a silhueta de um corpo humano; 3. Em cada grupo, os adolescentes foram informados que cada uma das silhuetas possuía uma estória sobre alguns temas; 4. Um dos alunos participantes realizou a leitura da estória daquele corpo. Em seguida os acadêmicos de enfermagem promoveram debate de cada tema no grupo, com perguntas norteadoras para os adolescentes sobre as estórias de cada corpo; 5. Ao final do debate foi solicitado que os adolescentes deixassem uma mensagem positiva escrita dentro da silhueta para ajudar aquele corpo adolescente. RESULTADOS: A ação de educação em saúde foi bem recebida pela maioria dos adolescentes, muitos participaram ativamente do processo mostrando suas opiniões, tirando dúvidas e deixando sua mensagem na silhueta. No encerramento da ação educativa formou-se um grande círculo para compartilhar os aprendizados. CONCLUSÃO: A realização de atividades educativas em saúde são de extrema importância e contribuem positivamente para formação profissional dos graduandos de Enfermagem, além de promover conhecimentos que irão ajudar a população de adolescentes na prevenção de diversas questões de saúde.