Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
FORMULÁRIOS DO GOOGLE COMO TECNOLOGIA DE APRENDIZAGEM PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Nayara Correia Aguiar Monteiro
Autores:
- Rute Wyslene Barbosa do Nascimento
- Mayenne Myrcea Quintino Pereira Valente
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O desenvolvimento de aprendizagem em enfermagem requer recursos que ofereçam apoio para práticas pedagógicas e acadêmicas, e nas últimas décadas a tecnologia vem se fazendo presente nesses aspectos, proporcionando para estudantes e professores uma facilidade no processo de ensino aprendizagem. Dentre essas tecnologias tem-se o Google Forms, ferramenta gratuita de criação de formulários on-line disponível para usuários que possuam conta no Google. Objetivo: Descrever a experiência da aplicabilidade de formulários do google com acadêmicos de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado durante monitoria acadêmica nos meses de Fevereiro de 2022 à Junho de 2022. Participaram da experiência acadêmicos de enfermagem regularmente matriculados na turma teórica da disciplina de um curso de enfermagem de uma Universidade particular do município de Fortaleza. Os formulários foram elaborados com base no conteúdo programado para o semestre. Nesses continham dez questões objetivas que traziam casos clínicos envolvendo a assistência de enfermagem sobre o assunto que estava sendo visto em sala de aula com a professora. Resultados: Notou-se que mesmo não sendo obrigatório responder a grande maioria dos estudantes buscou esse recurso, principalmente em semana de provas, o que eles utilizavam como revisão do assunto, proporcionando assim um maior aparato acadêmico. Durante a aplicabilidade dos formulários pode-se perceber uma adesão dos acadêmicos em busca de novos conteúdos relacionados ao tema, o que proporciona ao estudante uma vasta literatura, e consequentemente um bom desempenho acadêmico. Foi notório também o desenvolvimento dos acadêmicos de enfermagem tanto nas aulas teóricas como nas práticas após a aplicabilidade do formulário, onde aqueles que costumavam responder sempre apresentavam um melhor desempenho comparado aos demais colegas que não faziam o uso da ferramenta. Conclusão: O uso de metodologias tecnológicas proporciona ao acadêmico de enfermagem uma maior magnificência sobre o assunto abordado, tornando-se portanto essencial na aprendizagem deste. Percebeu-se o despertar de interesse dos acadêmicos quanto ao uso da ferramenta para buscar conhecimento, evidenciando, portanto, os benefícios da tecnologia no ensino da enfermagem.