LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Do ensino remoto à prática: experiências em um projeto de extensão
Relatoria:
Lucas Padilha Salgado
Autores:
  • Laiane Ribeiro Viana
  • Joelson Rodrigues Farias
  • Glenda Roberta Oliveira Naiff Ferreira
  • Luana de Andrade Marreiros
  • Hellen vitória dias benjamim
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia COVID-19. A formação acadêmica, nesse contexto, exigiu mudanças e revisões dos métodos pedagógicos, de modo que as ações extensionistas, que representam um campo de prática muito fértil, foram suspensas. Desse modo, este estudo objetiva descrever a experiência de discente de enfermagem recém saídos do ensino remoto nas ações de rastreio de IST realizadas pelo Programa de Pós Graduação Strictu Senso em Enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência que descreve as vivências dos autores em ações, no ano de 2021 e 2022, ligadas ao PPGENF/UFPA vinculada a Universidade Federal do Pará. Participaram das ações graduandos em enfermagem, mestrandos do PPGENF, docentes da universidade, entidades da sociedade civil e outros. As ações foram efetuadas em uma igreja e em centros comunitários de um distrito com vulnerabilidade. Foram ofertados serviços de rastreio de hipertensão arterial e diabetes, testes rápidos de IST e educação em saúde. Essas ações pertencem ao projeto “Diagnóstico Situacional das Infecções Sexualmente Transmissíveis no Contexto Amazônico: Análise Geoespacial, Rastreio e Desenvolvimento de Tecnologias Cuidativas Educacionais”, financiado pelo CAPES, Edital PROCAD-AM 21/2018, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA sob o parecer nº 3.331.577. RESULTADOS: Nas práticas de Enfermagem, no contexto de educação em saúde, foram utilizados jogos, folhetos, cartazes e materiais informativos. individualmente, os discentes acompanharam a realização de aconselhamentos, além da execução dos testes ra?pidos e emissão dos laudos realizados pelos enfermeiros membros da equipe. Nas campanhas estratégicas do novembro azul, aferiram a pressão arterial e verificaram as frequências respiratória e cardíaca e os sinais vitais. Aos estudantes que vivenciaram o sistema remoto, trata-se de uma oportunidade de desenvolver habilidades e interagir com a sociedade. A experiência possibilitou o desenvolvimento da comunicação com a comunidade e com os membros da equipe. A aplicação prática do conteúdo teórico representou um desafio, mas a supervisão dos profissionais e dos docentes inspirou segurança na realização das atividades. CONCLUSÃO: Portanto, as ações extensionistas proporcionaram um ambiente de prática repletos de experiências, aliando conhecimentos teóricos e favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades.