Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
PROSPECÇÃO CIENTÍFICA DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Enoque Chaves de Almeida Junior
Autores:
- Jéssica Lorrane Barreto Silva Santos
- Queila Samara dos Santos Batista
- Tatiane Batista dos Santos
- Felipe Santos Rocha
- Jordana Vitória Carvalho Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A construção de um cenário no qual o educando torna-se a figura central do processo de ensino e aprendizagem, requer estratégias modernas que influenciem a prática educativa. Com o avanço tecnológico, a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) vem aumentando exponencialmente nos últimos anos, tais como na educação em saúde, de modo a permitir uma reestruturação do ensino. Objetivo: Analisar as evidências disponíveis sobre a utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizado em enfermagem. Metodologia: Para o alcance, realizou-se no mês de julho 2022, um levantamento bibliográfico mediante consulta na Public Medline (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os critérios adotados para seleção dos artigos foram aqueles publicados em português, inglês e espanhol, nos últimos 5 anos e disponíveis na íntegra, realizando-se a exclusão de duplicatas, teses e monografias. Os operadores booleanos AND e OR foram utilizados para refinar a pesquisa. Resultados: A amostra final consistiu em 05 artigos, concentrando-se 03 em 2022 (80%), 01 em 2020 (10%) e 01 em 2017 (10%), sendo 03 estudos de revisão (60%) e 02 originais (40%). É possível identificar que o número de pesquisas vem crescendo a cada ano, e este fato pode ser justificado em decorrência do cenário pandêmico causado pelo novo coronavírus, em paralelo ao avanço tecnológico que permeiam as relações atuais. Diante disso, as unidades de ensino superior, readaptaram sua metodologia a partir da integração das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem, permitindo o ampliamento da criação de estratégias por meio de softwares e plataformas educativas, como o Google Classroom. Nesse contexto, o WhatsApp, YouTube, Facebook e Instagram, destacam-se também como as principais redes sociais para a disseminação de conhecimentos, as quais propiciaram a participação ativa do educando. Somado a isso, os autores corroboram que essa estratégia oferece como potencial o compartilhamento de conteúdo acadêmico e a promoção de um ambiente on-line, que permite o levantamento de discussões sobre temas variados e partilha de experiências/conhecimentos em beneficio à formação do aluno. Conclusão: A presente revisão evidenciou que o uso das TIC’s nas práticas pedagógicas, consiste em uma forte estratégia para a construção de um ensino voltado a perspectiva mais atuante do educando, tornando seu processo de ensino mais dinâmico e flexível.