Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Tecnologias digitais e educação em enfermagem: casos clínicos para qualificar o Processo de Enfermagem
Relatoria:
Ana Amélia Antunes Lima
Autores:
- Graciele Fernanda da Costa Linch
- Emiliane Nogueira de Souza
- Nathália Dias de Oliveira
- Raquel Pereira da Rosa
- Grasiele do Amaral Martins
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação permanente, realizada no ambiente de trabalho, mostra-se uma estratégia de promoção da postura crítico-reflexiva dos profissionais. Desde a pandemia da COVID-19, as tecnologias digitais tornaram-se recursos que permitem o acesso a ações de desenvolvimento profissional na enfermagem e contribuem para a qualificação do cuidado prestado. O projeto de extensão Sistematização da Assistência de Enfermagem: ações para qualificar o cuidado, promove atividades de educação permanente para enfermeiros com apoio de tecnologias digitais e discussão de casos clínicos. OBJETIVOS: Relatar a experiência da educação permanente em enfermagem com apoio de tecnologias digitais. METODOLOGIA: Encontros mensais realizados na plataforma Google Meet, com enfermeiros de um complexo hospitalar de Porto Alegre, RS. Os encontros são organizados a partir de um cronograma anual, planejado em conjunto pelas coordenadoras do projeto e da SAE da instituição.O convite aos enfermeiros e ao grupo SAE é realizado por divulgação no instagram do @projetosaeufcspa e no whatsapp do grupo. O foco dos encontros são as discussões de casos clínicos reais, apresentados por um enfermeiro, com destaque para a aplicação do Processo de Enfermagem(PE) e o uso das taxonomias NANDA-I para os diagnósticos de enfermagem (DE), Nursing Interventions Classification para as intervenções e Nursing Outcomes Classification para as metas do plano de cuidado. A duração média dos encontros é de uma hora. RESULTADOS: Nove discussões de casos clínicos com a participação de 280 enfermeiros foram realizadas até março de 2022 e permitiram compartilhar experiências sobre a realização da SAE e do PE de vital importância para o cotidiano profissional. Os casos clínicos são estratégias reconhecidas para qualificar o raciocínio clínico e proporcionaram interação na atividade educativa proposta. A modalidade on-line aproximou os profissionais para a reflexão da prática e conduziu mudanças em protocolos de cuidados, além de revisões contínuas da árvore de DE e das intervenções no sistema informatizado, a fim de qualificar o cuidado de enfermagem e os seus registros. CONCLUSÃO: As tecnologias digitais facilitam o acesso à educação em enfermagem no ambiente do trabalho e aproximam os pares na busca por soluções para os problemas assistenciais. A discussão de casos clínicos mostrou-se uma estratégia eficiente para dialogar sobre melhorias para o cuidado de enfermagem na instituição.